Danúbio Machado propõe homenagem a Amaro Sabino com nomeação de praça em Nova Lima
A Câmara Municipal de Nova Lima analisa o projeto de lei nº 2450/2024, de autoria do vereador Danúbio Macha ...
A Festa da Padroeira de Nova Lima, dedicada a Nossa Senhora do Pilar, deve reunir milhares de pessoas neste fim de semana em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade. O evento, que teve início em 2 de agosto, é um dos maiores acontecimentos religiosos do município e segue até o dia 15 de agosto, quando o cantor Xande de Pilares fará o encerramento
Entre os dias 9 e 11 de agosto, a programação promete agradar tanto aos fiéis quanto aos visitantes em busca de entretenimento, com barraquinhas, celebrações religiosas e shows de bandas locais e regionais. A “barraquinha”, que é realizada desde 1961, ganhou ainda mais por meio da Lei Municipal nº 2150/2022 proposto pelo vereador Danúbio Machado que Declara Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Nova Lima a Festa de Nossa Senhora do Pilar.
A paróquia Nossa Senhora do Pilar, situada no coração de Nova Lima, foi fundada em 1952 e guarda um valioso acervo de obras esculpidas pelo mestre Aleijadinho, integrando o circuito turístico da fé em Minas Gerais. O templo, localizado na Praça Bernardino de Lima, é o epicentro das atividades religiosas da festa, que inclui missas, novenas e procissões.
A programação cultural do evento promete animar a cidade. Neste sábado (10), o Coral Canarinhos de Itabirito e a Banda Alô Samba assumem o palco no mesmo horário. Já no domingo (11), o público poderá conferir, às 10h, um show infantil com a Banda Chukaka, seguido de apresentações de Caíque e Rodolfo e da Banda SóRzenha, às 13h.
As celebrações religiosas, realizadas na Matriz de Nossa Senhora do Pilar, seguem até quinta-feira (14), com missas diárias às 6h e às 19h30. Na quarta-feira (14), o grande destaque fica por conta do show de Xande de Pilares, às 22h, que marca o encerramento das festividades culturais.
O dia 15 de agosto, Dia da Padroeira, contará com uma programação especial de missas às 6h, 10h e 18h, além de uma caminhada e procissão motorizada às 7h30 e a tradicional procissão luminosa às 19h, fechando a programação religiosa da festa.
Por Gisele Maia
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário