08/ago

Nova Lima, Nossa Gente! O escritor e atleta José Leite

Hoje a coluna Nova Lima, Nossa Gente! é em homenagem ao dia dos pais. Por isso trago a vocês uma parte da história deste nova-limense que além de um excelente pai, também é escritor e poeta.  José Leite tem 79 anos, é casado com Maria da Conceição e pai de Cláudio e Fernando.  É o segundo filho de Antônio Cristo Leite e de Dona Maria da Conceição Leite, possui três irmãos, Íris, Pedro e Sueli.

Ao lado de sua esposa

O Atleta

José Leite conta que sua carreira esportiva teve início aos 14 anos, pelo clube do Retiro, já aos 17 anos foi transferido para o rival Villa Nova que foi seu primeiro contrato como jogador profissional. Com passagens por diversos clubes mineiros como, Paranaense, de Pará de Minas, Valério Doce, de Itabira e o Cruzeiro, em Belo Horizonte, nosso conterrâneo não se furtou a levar sua habilidade e o nome de Nova Lima para todo o Brasil. O atleta defendeu vários clubes a nível nacional, entre eles; América do Rio, Corinthians, Internacional, Londrina, Grêmio de Maringá e Atlético Paranaense, onde encerrou sua carreira, em 1970 como campeão paranaense.

Campeão pelo Atlético Paranaense

O Escritor

Ao finalizar a carreira futebolística, Leite foi trabalhar na vizinha e querida cidade de Sabará. Os caminhos entre as cidades de Nova Lima e Sabará são repletos de belezas naturais, as matas, montanhas e riachos característicos da região, despertaram nele outro antigo talento, o da poesia. “Eu sempre fui apaixonado por poesia, pensamentos e reflexões. Porém foi neste período que comecei a escrever”. Diz o poeta.

Maria da Conceição conta feliz, como o marido nunca perdeu essa essência desde que se conheceram: “Nas horas vagas, Zé Leite registra seus momentos de inspiração, materializando e eternizando em poesias seus pensamentos sobre diversos temas como o amor, beleza da vida, natureza, Vila Nova e Nova Lima.”

Lançamento de seu livro no hall da prefeitura em Nova Lima

Academia Letras 

“Participar da Academia Nova-limense de Letras é um orgulho, porque a mesma é um centro produtor e divulgador da nossa cultura, das artes, da história e da memória, e um lugar para a reflexão sofisticada e complexa, livre de preconceitos de qualquer natureza”. Diz orgulhoso.

José Leite possui três livros publicados; O Homem que Carregava a Paz, Até a noite Chegar e Flor da Ilha. Em seus livros, sempre exalta Nova Lima, sua cidade natal e o Villa Nova, seu clube de seu coração.

Uma mensagem para o dia dos Pais.

“Em homenagem a todos os Pais de nossa querida Nova Lima, deixo um trecho de um dos meus inúmeros poemas”.

Que bom, sou Pai
Ao contrário da mãe,
Sem o pai, não existiria a mãe, nem o filho.
O pai é a semente a germinar,
A levar o filho a vida.
Sem ele o filho não existiria.
E como iriamos comemorar a chegada do filho?

O Pai é a semente.
O filho a festa.
E a mãe é a razão.
Que bom, sou Pai!

José Leite, nova-limense, futebolista, escritor e poeta, é Nossa Gente!

Obrigado pela leitura, e até a próxima semana!

Por Reginaldo Silva

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas