Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...

Hoje a coluna Nova Lima, Nossa Gente! é em homenagem ao dia dos pais. Por isso trago a vocês uma parte da história deste nova-limense que além de um excelente pai, também é escritor e poeta. José Leite tem 79 anos, é casado com Maria da Conceição e pai de Cláudio e Fernando. É o segundo filho de Antônio Cristo Leite e de Dona Maria da Conceição Leite, possui três irmãos, Íris, Pedro e Sueli.

Ao lado de sua esposa
José Leite conta que sua carreira esportiva teve início aos 14 anos, pelo clube do Retiro, já aos 17 anos foi transferido para o rival Villa Nova que foi seu primeiro contrato como jogador profissional. Com passagens por diversos clubes mineiros como, Paranaense, de Pará de Minas, Valério Doce, de Itabira e o Cruzeiro, em Belo Horizonte, nosso conterrâneo não se furtou a levar sua habilidade e o nome de Nova Lima para todo o Brasil. O atleta defendeu vários clubes a nível nacional, entre eles; América do Rio, Corinthians, Internacional, Londrina, Grêmio de Maringá e Atlético Paranaense, onde encerrou sua carreira, em 1970 como campeão paranaense.

Campeão pelo Atlético Paranaense
Ao finalizar a carreira futebolística, Leite foi trabalhar na vizinha e querida cidade de Sabará. Os caminhos entre as cidades de Nova Lima e Sabará são repletos de belezas naturais, as matas, montanhas e riachos característicos da região, despertaram nele outro antigo talento, o da poesia. “Eu sempre fui apaixonado por poesia, pensamentos e reflexões. Porém foi neste período que comecei a escrever”. Diz o poeta.
Maria da Conceição conta feliz, como o marido nunca perdeu essa essência desde que se conheceram: “Nas horas vagas, Zé Leite registra seus momentos de inspiração, materializando e eternizando em poesias seus pensamentos sobre diversos temas como o amor, beleza da vida, natureza, Vila Nova e Nova Lima.”

Lançamento de seu livro no hall da prefeitura em Nova Lima
“Participar da Academia Nova-limense de Letras é um orgulho, porque a mesma é um centro produtor e divulgador da nossa cultura, das artes, da história e da memória, e um lugar para a reflexão sofisticada e complexa, livre de preconceitos de qualquer natureza”. Diz orgulhoso.
José Leite possui três livros publicados; O Homem que Carregava a Paz, Até a noite Chegar e Flor da Ilha. Em seus livros, sempre exalta Nova Lima, sua cidade natal e o Villa Nova, seu clube de seu coração.

“Em homenagem a todos os Pais de nossa querida Nova Lima, deixo um trecho de um dos meus inúmeros poemas”.
Que bom, sou Pai
Ao contrário da mãe,
Sem o pai, não existiria a mãe, nem o filho.
O pai é a semente a germinar,
A levar o filho a vida.
Sem ele o filho não existiria.
E como iriamos comemorar a chegada do filho?O Pai é a semente.
O filho a festa.
E a mãe é a razão.
Que bom, sou Pai!
José Leite, nova-limense, futebolista, escritor e poeta, é Nossa Gente!
Obrigado pela leitura, e até a próxima semana!
Por Reginaldo Silva
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário