09/ago

Operação da Polícia Federal contra financiamento ao terrorismo prende suspeitos em tabacaria de Nova Lima

A Polícia Federal prendeu três pessoas nesta quinta-feira (8) durante a segunda fase de uma operação destinada a combater o financiamento ao terrorismo. A ação ocorreu em várias cidades, incluindo Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, São Paulo e Brasília, além de Nova Lima, onde um dos suspeitos foi detido em uma tabacaria

Batizada de Trapiche-FT, a operação mira um esquema complexo que utilizava dados pessoais de imigrantes e refugiados para abrir contas bancárias e empresas de fachada. Segundo a PF, os investigados movimentaram recursos de origem ilícita por meio dessas contas, parte dos quais foi convertida em criptoativos e transferida para organizações terroristas.

De acordo com as autoridades, a operação revela uma rede que envolve o contrabando de cigarros eletrônicos e outros produtos. Os recursos gerados por essas atividades ilegais foram usados para financiar viagens de brasileiros ao Líbano, onde eram entrevistados e alguns selecionados para participar de atos terroristas no Brasil.

As prisões desta quinta-feira são parte de uma investigação mais ampla, que teve início em novembro de 2023. Na primeira fase, a PF descobriu que uma organização terrorista recrutava brasileiros com apoio financeiro proveniente do comércio ilícito de cigarros eletrônicos. A Interpol foi acionada para capturar dois brasileiros com dupla nacionalidade que se encontravam no Líbano, suspeitos de participar do planejamento de atentados no Brasil.

Os suspeitos detidos nesta segunda fase poderão responder por uma série de crimes, incluindo contrabando, integração de organização terrorista, atos preparatórios de terrorismo, financiamento ao terrorismo e lavagem de dinheiro. As penas máximas somadas podem chegar a 75 anos e 6 meses de reclusão. A operação é considerada um desdobramento da **Operação Colossus**, que já havia revelado um esquema bilionário de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no Brasil.

Por Jorge Marques

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas