10/out

Parabéns, Viviane Matos! Uma mulher sobrevivente de uma política excludente

Júlia Giovanni – Nessa eleição, mais de 11 mil eleitores confiaram seu voto a uma mulher para representá-los na Câmara Municipal de Nova Lima. No entanto, o resultado das eleições não foi satisfatório. A representatividade feminina, que hoje é de 20%, cairá para apenas 6% em 2025

Esses votos poderiam ter garantido a eleição de pelo menos outras três vereadoras. Mas as dificuldades enfrentadas pelas candidaturas femininas vão além do desejo da população em elegê-las. Envolvem questões como a escolha do partido, a formação das chapas, o acesso a recursos financeiros e a participação ativa das mulheres na política partidária.

Nesse contexto, a reeleição de Viviane Matos, uma mulher que sobreviveu em um ambiente político excludente, torna-se uma vitória para todas nós! Viviane não apenas venceu nas urnas, mas, como presidente do União Brasil, conseguiu estruturar o partido e formar uma das chapas mais competitivas desta eleição. O partido liderado por Matos conseguiu eleger dois vereadores. A partir do próximo mandato, Viviane será a única voz feminina na Câmara Municipal, nossa voz! Ela terá a missão de representar mulheres, donas de casa, mães solo, mães atípicas, empreendedoras, funcionárias públicas — enfim, todas as mulheres nova-limenses terão sua voz no poder legislativo por meio de Viviane Matos.

Temos questões urgentes para enfrentar, como os diversos tipos de violência contra a mulher, a desigualdade de oportunidades, a opressão dos corpos femininos entre outros.

Às mais de 70 candidatas que, asism como eu, participaram do pleito, deixo meu desejo de resiliência e força. Somos verdadeiras guerreiras e precisamos permanecer na luta. Debatemos o futuro da cidade, propusemos novas soluções para problemas antigos e fizemos campanhas limpas. Destaco as candidatas bem votadas, como Cida Miranda, Juliana Sales e Karina Marques, que, infelizmente, não conseguiram se eleger. A política de Nova Lima perde sem suas vozes na Câmara.

Parabéns, Viviane Matos, e muita força para romper as barreiras que ainda impedem que Alines, Cidas, Marias, Anas e tantas outras mulheres de fibra possam estar ao seu lado no Legislativo.

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas