24/abr

R$ 10 milhões na economia – Festival da Goiaba impulsiona comércio e turismo de Rio Acima

O município de Rio Acima, localizado a 39 quilômetros de Belo Horizonte, promoverá entre os dias 28 de abril e 1º de maio o Festival da Goiaba, que celebra a colheita da fruta e seus derivados. A expectativa é que 40 mil pessoas compareçam ao evento, que movimentará a economia local e gerará empregos temporários

O Festival da Goiaba é uma oportunidade de lazer para os moradores de Rio Acima e uma atração para turistas que irão movimentar hotéis e pousadas nos quatro dias do evento. Além disso, a festa irá gerar mais de 200 empregos temporários e movimentar R$ 10 milhões no comércio e prestação de serviços do município.

Ao todo, serão instaladas 50 barracas que oferecerão desde goiabas in natura até produtos derivados da fruta, como doces, licores, bolos, geleias, sorvetes e até ketchup feitos com goiaba. Além disso, haverá cervejas artesanais e muito artesanato para os visitantes.

A secretária municipal de Turismo e Cultura de Rio Acima, Patrícia Pimenta, destaca que as goiabeiras são nativas da região e são cultivadas também por agricultores familiares. A colheita da fruta, abundante na região, é feita manualmente nas árvores do pomar das casas ou em sítios próximos. “Não existem plantações grandes. Trata-se de uma cultura alimentar do município. O fruto orgânico é colhido nos campos e utilizado há anos pelas famílias para a produção artesanal de doces”, explica.

O Festival da Goiaba é uma oportunidade de celebrar a cultura local, além de movimentar a economia de Rio Acima e gerar empregos temporários. A festa é uma atração para os moradores e uma oportunidade para os turistas conhecerem a região e seus encantos naturais.

Por Gisele Maia
Foto: Adilson Júnior

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas