04/mar

R$ 250 milhões em obras para melhoria do trânsito entre Nova Lima e BH

As prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte anunciaram, hoje (4), um conjunto de obras viárias visando a melhoria do trânsito na região limítrofe entre os dois municípios. Serão executadas quatro intervenções estratégicas, com investimento  que totalizará R$ 250 milhões, divididos igualmente entre as duas prefeituras, sendo uma parte proveniente de compensação ambiental de empresas, mediante acordo com o Ministério Público de Minas Gerais.

A primeira obra a ser iniciada, de responsabilidade da prefeitura de Nova Lima, será a construção de um viaduto em formato de “ferradura”. A obra já possui projeto executivo elaborado e tem previsão de início em até 90 dias. O tempo de execução da obra está estimado em cerca de 12 meses, sendo executada por um consórcio de empresas a ser definido. Os valores serão custeados com recursos decorrentes do decreto de contrapartidas urbanísticas de empreendimentos aprovados pela Prefeitura de Nova Lima.

Paralelamente, a prefeitura de Belo Horizonte liderará o alargamento do viaduto sobre a BR-356, possibilitando a criação de uma terceira faixa de rolamento no sentido Belvedere-Santa Lúcia, além de realizar ajustes nas alças existentes, com início previsto para julho deste ano.

Além disso, Belo Horizonte será responsável pela implantação de um viaduto que facilitará o acesso direto do tráfego proveniente da BR-356 (sentido Belo Horizonte-Rio de Janeiro) à MG-030 (sentido Belo Horizonte – Nova Lima), eliminando a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia. Por sua vez, Nova Lima executará a quarta obra, que envolve a implantação de um viaduto para alargar a pista de rolamento da MG-030 sob o viaduto da Linha Férrea e da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima.

As obras tomam por base o processo de rápida expansão urbana nos bairros Belvedere III, em Belo Horizonte, e os bairros Vila da Serra, Vale do Sereno e adjacências, em Nova Lima.

A MG-030, entre Belo Horizonte e Nova Lima, recebe um fluxo diário de aproximadamente 15 mil veículos, a maioria (12 mil) carros de passeio, 2 mil motos e o restante divididos entre caminhões e veículos de médio porte.

Por Redação
Foto: Divulgação

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas