17/maio

Responsabilidade pela obra da estrada Nova Lima/Sabará ainda é do DER-MG, diz nota da prefeitura

Pelo segundo dia consecutivo, moradores do bairro Mina D’água, em Nova Lima, bloquearam a rodovia MG-437. Os manifestantes exigem a conclusão das obras de asfaltamento na via, iniciadas em maio de 2023. A Polícia Militar está no local desde a manhã desta quinta-feira (17), mas os moradores se recusam a liberar a estrada, que ficou obstruída com pneus e madeiras até meio dia

A obra de pavimentação da MG-437 é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Nova Lima, a prefeitura de Sabará e o governo de Minas Gerais. Em nota enviada à redação do Jornal Minas, a Prefeitura de Nova Lima explicou que, em junho de 2022, foi firmado um convênio com o governo estadual para a pavimentação da via, gerenciado pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Ainda segundo a administração, durante a execução do projeto, a empresa contratada solicitou um reequilíbrio financeiro do contrato, que foi negado pelo DER-MG, resultando na paralisação das obras em novembro de 2023, coincidentemente durante o período chuvoso. Desde então, a prefeitura de Nova Lima manteve diálogos constantes com o DER-MG para resolver a situação.

A prefeitura de Nova Lima informa que recentemente, o DER-MG rescindiu o contrato com a empresa contratada e está em processo de rescisão do convênio com o governo municipal. Este processo inclui a prestação de contas dos recursos repassados pela prefeitura, com a devolução dos valores não investidos. A intenção é que o DER-MG delegue a responsabilidade da estrada para a prefeitura, permitindo que esta retome e conclua a obra.

Apesar de a responsabilidade pela MG-437 ainda ser do DER-MG, a prefeitura de Nova Lima tem realizado manutenção emergencial na estrada, incluindo a umidificação do trajeto três vezes ao dia para minimizar os transtornos causados pela poeira.

A prefeitura de Nova Lima reconhece a importância da pavimentação da MG-437 para a comunidade local e reitera seu compromisso em superar os desafios para concluir a obra. “Estamos constantemente buscando soluções que possibilitem a retomada das obras no menor prazo possível”, afirmou a prefeitura, destacando a relevância desta via de ligação para Belo Horizonte e toda a região metropolitana.

Por Jorge Marques
Foto: Thiago Carvalho

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas