Com financiamento da Vale, Casa Oté é inaugurada no Jardim Canadá para apoiar organizações sociais
A Casa Oté, novo centro de apoio a organizações sociais de Nova Lima, foi inaugurada recentemente no bairro ...
Em uma iniciativa que busca fortalecer as bases do desenvolvimento infantil, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, da Câmara Municipal de Vereadores e de diversas secretarias municipais se reuniram na última quarta-feira (30), no Centro Administrativo Prefeito Hélio Geraldo de Aquino, para o lançamento do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Sabará
O PMPI, apresentado pelo Dr. Ailton Cesário, médico da Rede Municipal com especialização em psicologia médica e mestre em saúde da criança e do adolescente, estabelece diretrizes e ações voltadas para crianças de até seis anos, incluindo a fase gestacional. Segundo Cesário, o plano “é fruto do comprometimento de diversos atores da sociedade” e representa um “sonho real e necessário” para promover uma Sabará mais justa e inclusiva. O projeto foi desenvolvido a partir de uma escuta ativa das próprias crianças do município, que expressaram, por meio de desenhos e atividades lúdicas, suas visões de uma cidade ideal.
O PMPI tem como objetivo combater as desigualdades sociais e assegurar que todas as crianças de Sabará, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, tenham acesso a cuidados de qualidade, educação e proteção. A execução do plano será articulada por meio de parcerias entre o governo municipal, organizações da sociedade civil, comunidades e famílias, visando criar uma rede de políticas públicas multissetoriais para o desenvolvimento integral infantil.
O projeto visa não apenas o atendimento imediato, mas também o fortalecimento de uma visão de longo prazo, estabelecendo um compromisso para os próximos dez anos. Com o lançamento do PMPI, Sabará busca consolidar-se como uma cidade pioneira na defesa dos direitos da primeira infância, com uma abordagem que integra cultura, saúde, educação e desenvolvimento social para garantir um futuro mais promissor às crianças e suas famílias.
Por Gisele Maia
Foto: Divulgação PMS
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário