28/mar

Saiba como identificar contaminação por coliforme no queijo

Pequenos furos no queijo podem ser um sinal de contaminação por coliformes e más condições sanitárias

Pequenos furos em alguns tipos de queijo podem ser prejudiciais à saúde, indicando más condições higiênicas em processos de fabricação. Os coliformes são bactérias que fermentam a lactose sem gerar esporos e são divididos em totais e fecais. Altas contagens dessas bactérias podem levar à formação de olhaduras irregulares em queijos frescos feitos com leite cru.

As análises microbiológicas são essenciais para garantir a segurança dos alimentos e proteger a saúde do consumidor. Embora existam cepas de origem não intestinal, toda presença de coliformes deve ser considerada uma falha no processo sanitário. A análise do leite pode ser realizada com a utilização de produtos como meios de cultura, placas de petri, alças de inoculação, e outros materiais para identificar possíveis contaminações.

A presença de coliformes em queijos pode causar problemas de saúde, como colite hemorrágica e síndrome urêmico-hemolítica. É essencial identificar a origem do queijo para saber se o fabricante segue as normas sanitárias da Anvisa. As análises microbiológicas são fundamentais para garantir a segurança dos alimentos e evitar possíveis surtos de doenças transmitidas por alimentos.

A Kasvi é uma empresa brasileira dedicada a oferecer as melhores soluções para pesquisa, ciência, diagnósticos, estudos e novas descobertas. A área da saúde é seu foco principal de atuação. Com mais de 10 anos de expertise no mercado laboratorial, a Kasvi é referência em produtos e equipamentos de alta performance, qualidade e precisão. Mais informações em www.kasvi.com.br.

Por Jéssica Amaral

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas