Incêndio destrói antigo posto de saúde da Prefeitura de Nova Lima
Na madrugada deste domingo (17), um incêndio destruiu um imóvel pertencente à Prefeitura de Nova Lima, loca ...
A mineradora Vale realizou nesta quarta-feira (19) a ativação de novas sirenes de emergência em Nova Lima e Itabirito, em Minas Gerais, em parceria com as Defesas Civis locais. Os novos dispositivos de alerta fazem parte do sistema de alarme das barragens Maravilhas I, III, Capitão do Mato, Peneirinha e Dique B, do Complexo Vargem Grande
A Vale informou que o primeiro acionamento das sirenes teve como objetivo testar o funcionamento dos dispositivos e verificar o alcance das ondas sonoras emitidas. A instalação das sirenes visa aumentar a cobertura acústica nas cidades e não requer nenhuma ação da comunidade, que pode manter sua rotina normalmente. As áreas internas das barragens, condomínios e fazendas próximas às estruturas foram atingidas pelas ondas sonoras, mas a Vale afirmou que não houve alteração na condição de segurança das barragens.
A ativação das sirenes de emergência faz parte do Plano de Ação Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e demonstra o compromisso da Vale com a segurança das comunidades que vivem próximas às suas operações. A empresa garante que as barragens passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro do Monitoramento Geotécnico (CMG).
A Vale continua investindo em medidas de segurança e prevenção de acidentes em suas operações. A ativação das novas sirenes de emergência em Nova Lima e Itabirito é mais um passo importante nesse sentido, reforçando a proteção das comunidades próximas às barragens do Complexo Vargem Grande.
Por Gisele Maia
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário