Miguel, Eduarda e Yasmin, do Colégio Estadual Josefina Wanderley, são eleitos vereadores jovens
Por Arthur Souza – O projeto Câmara nas Escolas, realizado em 21 de agosto em Nova Lima, elegeu 15 vere ...
A única mulher parlamentar da Câmara de Rio Acima, Rayane Silva, falou sobre os desafios e importância da presença feminina na Casa e em espaços de discussão e poder
Em entrevista concedida ao Jornal Resenha Rio Acima, a vereadora Rayane Silva abordou a importância da presença feminina na política e os desafios enfrentados pelas mulheres na busca por igualdade de gênero. Segundo ela, a sub-representação feminina na Câmara de Rio Acima prejudica o debate em torno de questões fundamentais e diárias que afetam a população.
Rayane defende que com mais mulheres eleitas, é possível abranger melhor as pautas e ampliar a discussão sobre temas relevantes, como a proteção e amparo às mulheres e o combate à violência doméstica. Destaque na pauta feminina dentro da Câmara, a vereadora tem apresentado projetos de lei que visam promover o empoderamento feminino e ampliar a rede de apoio às mulheres. Em 2021, um PL de sua autoria que garante conscientização e amparo a famílias que passam pela perda gestacional e neonatal foi aprovado. E, nesta semana, foi apresentado um novo Projeto de Lei que institui a Semana do Empoderamento Feminino e Combate à Violência contra a Mulher e cria o Dossiê Maria da Penha, como forma de diagnóstico da violência doméstica em Rio Acima, respeitando a privacidade das vítimas.
Para Rayane, a sub-representação feminina na política é negativa para a democracia e prejudica o debate sobre questões importantes que afetam a população. Ela acredita que a luta pela igualdade de gênero deve partir da mobilização da sociedade, do fortalecimento de redes e do acolhimento de mulheres. Além disso, a vereadora destaca a importância do papel dos homens na luta contra a desigualdade de gênero, como o reconhecimento do privilégio, apoio e posicionamento contra o sexismo, reconhecimento da sobrecarga feminina, colaboração nas atividades e valorização do trabalho das mulheres.
Por Gisele Maia, com informações do Jornal Resenha Rio Acima
Foto: Divulgação redes sociais
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário