24/fev

Viviane Matos e Juliana Sales comemoram 91 anos da conquista do voto feminino

Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, o Brasil completa 91 anos do direito ao voto feminino. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas reconheceu o direito das mulheres de participarem da escolha dos representantes políticos por meio do Decreto nº 21.076

O sufrágio feminino foi uma conquista importante para as mulheres brasileiras, que lutaram por muitos anos pelo reconhecimento de seus direitos civis e políticos. Com a instituição do Código Eleitoral em 1932, também foi criada a Justiça Eleitoral, e em maio de 1933 foi eleita a Assembleia Constituinte para aprovar uma nova Constituição que incorporou o sufrágio feminino.

A vereadora de Nova Lima, Viviane Matos, destaca a importância do movimento sufragista e das lutas das mulheres pelo direito ao voto. Ela ressalta que, mesmo sendo a maioria do eleitorado brasileiro, as mulheres ainda enfrentam dificuldades para ocupar espaços de poder e serem reconhecidas e respeitadas na política.

“Aqui na Câmara Municipal de Nova Lima, são 10 cadeiras de vereadores, sendo somente 2 ocupadas por mulheres. Ainda há muito a ser feito para garantir igualdade de gênero e a participação feminina na política. Vamos ocupar!” Disse Juliana Sales.

A cidade de Nova Lima matém representação feminina na política, com diversas mulheres ocupando cargos no legislativo ao longo dos anos. Além de Viviane Matos e Juliana Sales a cidade já teve outras mulheres como Baba Couto, Steael Gomes, Dalva Borges e Angela Lima no legislativo, além de Fatinha Aguiar como vice-prefeita.

Ao completar 91 anos do direito ao voto feminino no Brasil, é importante refletir sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres até aqui e utilizar essas conquistas como impulso para buscar novas vitórias.

Por Thiago Carvalho
Foto: Reprodução Instagram

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas