Justiça garante participação popular em audiência sobre empreendimento minerário em Nova Lima
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assegurou uma vitória judicial que reforça o direito à partic ...
O dono de uma pousada em São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, instalou portões em uma estrada de acesso à cachoeira Marumbé e está cobrando pedágio das pessoas que passam por ali
Segundo a reportagem do Estado de Minas, a Servidão dos Mendes é um local de acesso para moradores e turistas que gostam de visitar a cachoeira Marumbé em Macacos, distrito de Nova Lima. Porém, desde dezembro de 2022, os portões instalados pelo dono da pousada impedem o livre acesso de todos. O caso tem gerado polêmica na região.
Os moradores e frequentadores do local estão indignados com a cobrança do pedágio. Segundo informações, o valor cobrado é de cerca de R$ 20 por pessoa. Além disso, a estrada é uma das rotas de fuga em caso de rompimento de barragens para moradores de bairros próximos. No entanto, um documento da prefeitura afirma que o dono da pousada é o proprietário do local e pode cercar o acesso. Moradores contestam a validade do documento.
O responsável pela instalação dos portões afirmou que colocou o portão para controlar a entrada de turistas que deixam muito lixo na região e para evitar a insegurança no local. Ele nega as acusações de estar cobrando as pessoas e afirma que abriu um boletim de ocorrência contra as acusações. Segundo ele, a polícia pediu para fechar o portão, mas os turistas ainda têm entrada livre. Ele comenta que talvez no futuro seja cobrada uma taxa de manutenção para proteger a natureza, mas que não será cobrada dos moradores locais que não frequentam a cachoeira.
O dono da pousada tem a intenção de construir um EcoParque na região de Macacos desde 2018, visando criar e estimular o ecoturismo na região, além de preservar a fauna e a flora local. No entanto, a instalação dos portões e a cobrança de pedágio têm gerado discordância e descontentamento por parte da comunidade local.
A reportagem do Jornal Minas entrou em contato com a prefeitura de Nova Lima, aguardamos resposta para atualização.
Por Gisele Maia com informações do EM
Foto: Reprodução/Redes sociais
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário