17/abr

Estudo aponta que uma em cada 36 crianças são autistas

Um estudo realizado pelo Centro de Controle de Prevenção e Doenças (CDC), nos Estados Unidos, apontou que uma em cada 36 crianças, de até oito anos, são autistas no país. A incidência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é cada vez mais frequente no Brasil e embora seja percebido nos primeiros anos da infância, alguns autistas podem chegar à vida adulta sem o devido diagnóstico

A incidência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é cada vez mais frequente no Brasil, e com o mês de conscientização do autismo, comemorado em abril, é essencial buscar compreender as possíveis causas do autismo. A pesquisa realizada pelo CDC mostrou que uma em cada 36 crianças, de até oito anos, são autistas nos Estados Unidos. O neurologista Sandro Matas, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, comenta que a ciência não tem uma resposta comprovada do que pode causar o autismo.

A cada cinco pessoas com TEA, quatro são homens e uma é mulher, de acordo com o CDC. Os principais sintomas do autismo são dificuldade de interação social, reconhecimento de expressões faciais e entendimento de piadas, sarcasmo, indiretas e sinais de comunicação não verbal. Outros sintomas associados são hiperatividade, falta de atenção ou interesse intenso em atividades específicas, sensibilidade ao som ou ao toque, ansiedade, falta de contato visual, movimentos repetitivos e irritabilidade.

O estudo mostra que o aumento da incidência do autismo pode estar relacionado à melhora na forma de diagnóstico do autismo, na presença de mais médicos especializados no assunto e até a vida movimentada e estressante que vivemos hoje, com hábitos alimentares e sono inadequados. A definição diagnóstica contribui no autoconhecimento das pessoas com autismo, melhorando a qualidade de vida. A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, especializada na assistência em saúde baseada em valor, conta com 5 unidades, que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades.

Por: Fernanda da Cruz
Foto: Ilustrativa

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas