Caminhoneiro é condenado a 19 anos por morte de criança de Raposos em briga de trânsito
O caminhoneiro Igor Bezerra de Lima, de 44 anos, foi condenado pelo Tribunal do Júri de Contagem a 19 anos e
A Prefeitura de Nova Lima e a mineradora Vale assinaram, nesta quinta-feira (27), um Termo de Cooperação para a conclusão das obras da Avenida de Integração Rio de Peixe.
O projeto, que promete ligar a região Nordeste (Honório Bicalho) à região Noroeste (BR-040) em um trecho de cerca de 26 km, foi inicialmente iniciado em 2008, durante a gestão do ex-prefeito petista Carlinhos Rodrigues, com recursos do Governo Federal. No entanto, o financiamento foi suspenso em 2010, resultando no abandono da obra.
Thiago Carvalho, colunista político, fez uma análise sobre a retomada das obras da Avenida de Integração Rio de Peixe, destacando a importância da parceria com a iniciativa privada e as falhas da gestão petista.
Após 14 anos, o atual prefeito, João Marcelo Dieguez, anunciou que a Vale custeará 70% do do valor para a conclusão da via abandonada pelo ex-prefeito Carlinhos Rodrigues. Carvalho observa que a obra, iniciada em 2008 e abandonada em 2010, foi justificada por Rodrigues como uma consequência da alegada falta de recursos. No entanto, Carvalho questiona essa justificativa, apontando que, mesmo corrigida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), a arrecadação de Nova Lima na época equivaleria a 750 milhões de reais hoje, cerca de 25% a menos do que a administração atual dispõe. Além disso, a população de Nova Lima era 30% menor naquela época, o mostra que a gestão petista poderia ter concluído a obra com os recursos disponíveis, caso fossem bem administrados.
O colunista ressalta a importância da obra para a integração, além de Nova Lima, das cidades de Raposos e Rio Acima, melhorando a mobilidade urbana e proporcionando mais oportunidades de emprego. Carvalho manifesta ceticismo quanto aos anúncios políticos, afirmando que só acredita em promessas depois de concretizadas. Ele enfatiza a necessidade de que a sociedade civil, o legislativo municipal e a imprensa monitorem a execução da obra para garantir que não seja apenas um anúncio eleitoreiro.
Carvalho conclui sua análise lembrando que a avenida de Integração Rio de Peixe foi uma promessa de campanha em 2020 não realizada neste mandato de Dieguez, e cobra que, desta vez, a promessa seja cumprida e a obra realmente saia do papel.
Por Jorge Marques
Foto: Redes Sociais
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário