18/ago

Eleições para vereador em Nova Lima: redução de candidatos e aumento de vagas – Restam apenas três vagas em disputa

Thiago Carvalho – Nesta sexta-feira (16), tiveram início as eleições municipais. Em Nova Lima, observamos uma redução no número de candidatos a vereadores e a prefeito em comparação com as últimas eleições. Isso impactará o quociente eleitoral, então vamos fazer algumas contas juntos

Para o executivo, em 2020, tivemos sete candidatos, e agora, em 2024, são apenas três. Isso não altera muito, já que na cidade não há segundo turno, e vence quem obtiver mais votos. No entanto, no que diz respeito ao legislativo, ou seja, aos vereadores, a situação começa a ficar interessante. Houve um aumento de 50% no número de vagas, passando de 10 para 15 vereadores. Entretanto, houve uma redução no número de candidatos, que em 2020 foram 253, e agora, em 2024, são 210, distribuídos em 15 chapas. Isso representa uma redução de 28,5% no número de chapas e de 17% no número de candidatos.

Porém, nas eleições de 2020, estávamos em meio à pandemia e tivemos 53 mil votos válidos para vereador. Sem pandemia e com o aumento do número de eleitores na cidade, projeto que haverá um aumento no número de votos válidos, estimando cerca de 56 mil.

Aqui está a pegadinha destas eleições: muitos presidentes de partido venderam a ideia de que seria possível eleger-se com menos de mil votos devido ao aumento no número de vagas. No entanto, isso provavelmente não acontecerá, além de limitar o número de chapas com representatividade.

Na minha estimativa, a linha de corte mínima será de mil votos para alguém ser eleito. Das chapas que devem eleger vereadores, destaco 9, sendo elas: Cidadania/PSDB 2*, Republicanos 2*, Solidariedade 2*, Avante 2, PSD 1*, Progressistas 1*, União Brasil 1*, PT/PCdoB/PV 1, e PRD 1. Totalizando 12 das 15 vagas disponíveis. As 3 vagas remanescentes serão disputadas pelas chapas marcadas com *.

São três nomes importantes na disputa: Abner, Thiago Almeida e Wesley de Jesus. O desempenho deles, especialmente de Abner e Wesley, que devem ser os vereadores mais votados deste ano, definirá a disputa pelas três vagas finais.

Outro dia, um presidente de partido quis apostar R$ 10 mil comigo sobre minhas projeções, mas quando coloquei o dinheiro na mesa, ele pipocou. (Risos)

Foto: Redes Sociais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas