Incêndio destrói antigo posto de saúde da Prefeitura de Nova Lima
Na madrugada deste domingo (17), um incêndio destruiu um imóvel pertencente à Prefeitura de Nova Lima, loca ...
A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu neste sábado (16) um alerta preventivo para possíveis inundações no Rio das Velhas, com foco nos municípios de Nova Lima e Itabirito, na região metropolitana de Belo Horizonte. A mensagem foi enviada via SMS aos moradores cadastrados no sistema de alerta do órgão
De acordo com a Defesa Civil estadual, a medida é preventiva, considerando o histórico de enchentes no rio. Até a noite de ontem, contudo, não havia registros de ocorrências relacionadas ao curso d’água.
Nas redes sociais, moradores demonstraram preocupação com o risco de enchentes. O Rio das Velhas, que atravessa Nova Lima, Itabirito, Raposos, Rio Acima e Sabará, causou alagamentos em 2022, quando milhares de pessoas ficaram desabrigadas. Desde então, não foram realizadas intervenções estruturais para minimizar os impactos das cheias nas cidades, o que mantém os moradores angustiados durante a temporada de chuvas.
Em Nova Lima, a Defesa Civil Municipal monitorou o volume de chuvas dos últimos dias e divulgou dados sobre o nível do rio. Às 21h deste sábado (16), a régua indicava uma altura de 2,52 metros. Apesar de abaixo da cota de atenção, que é de 3,45 metros, a proximidade do limite preocupa as autoridades e a população caso a chuva permaneça por mais dias.
Cheias nos rios não dependem exclusivamente das chuvas locais
Técnicos consultados pelo Jornal Minas esclareceram que as enchentes nos rios não estão necessariamente vinculadas às precipitações registradas em áreas próximas. Quando há chuvas intensas na nascente de um rio — região que corresponde ao ponto de origem do curso d’água, onde ocorre o afloramento das águas subterrâneas para a superfície —, pode haver um aumento significativo do volume hídrico, resultando em cheias.
No caso do Rio das Velhas, pertencente à Bacia Hidrográfica de mesmo nome, suas nascentes estão localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Cachoeira das Andorinhas, no município de Ouro Preto, e o rio percorre mais de 40 municípios de Minas Gerais.
A Defesa Civil orienta os moradores de áreas ribeirinhas a ficarem atentos a novas atualizações e seguirem as instruções em caso de emergência.
Por Jorge Marques
Foto: Divulgação DCM
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário