Ex-Villa e Cruzeiro, o atleta nova-limense Bruno Silva é acusado de agressão durante gravidez e traição pela esposa
A vida do volante nova-limense Bruno Silva, ex-jogador do Villa Nova e do Cruzeiro, virou notícia fora das qu ...
Caros amigos (as), estamos vivendo uma época em que dizer a verdade chega a ser quase um ato revolucionário. No jornalismo esse ato é primordial, e na crônica esportiva mineira qualquer comentário hoje que possa causar desconforto aos interessados vira uma grande polêmica.
Criar um slogan, adquirir respeito e notoriedade são fatores preponderantes para construir uma carreira sólida nesta área. Quem teve a felicidade de acompanhar os artigos e comentários de cronistas como Tancredo Naves (o premiê dos comentaristas), Jairo Anatólio Lima, Flávio Anselmo, Luis Chaves, Maurílio Costa, Luiz Carlos Gomes e outros mais, sabe como são importantes para todos os amantes da bola.
Mas um nome sem sombra de dúvidas ficou marcado e virou referência na categoria. O saudoso Osvaldo Faria que era notavelmente dono do conhecido slogan “Coragem para dizer a verdade” os torcedores mineiros paravam para ouvir os seus comentários na Rádio Itatiaia onde trabalhou por mais de 40 anos. Sua linguagem fácil de entender, seu conhecimento esportivo, sua forte personalidade, seu carisma e sua coragem para falar a verdade, foram predicados para se tornar o maior cronista esportivo do Estado de Minas Gerais.
Muitos indagavam, para que time ele torcia? Com o microfone em punho, Osvaldo vestia literalmente o uniforme do futebol mineiro, onde o defendia até de baixo d’água. Foi ao lado de Januário Carneiro um visionário, romperam todas as fronteiras fazendo transmissões de jogos, abrindo para o Rádio de Minas os caminhos de todos os Continentes como ele mesmo decantava na abertura das jornadas esportivas.
Lembro-me que o Osvaldo Faria tinha um carinho muito grande pelo Villa Nova e por Nova Lima. Quando o Villa jogava em competições nacionais, ele nunca escondeu sua torcida pelo Leão do Bonfim. Quantas vezes ao término de uma partida em que o Villa saia vencedor frente a alguma equipe da Capital ele fazia questão de ir até o vestiário Alvirrubro para cumprimentar os atletas e comissão técnica do Leão. Por várias oportunidades o Villa pôde negociar um atleta de sua equipe pela sua valorização depois de um exaltado comentário do Osvaldo Faria. Não há dúvidas que o futebol Mineiro deva muito a este grande mestre do jornalismo esportivo que nos deixou aos 69 anos de vida no ano 2000.
Falando em verdade, foi muito importante o depoimento nessa semana um depoimento de Hissa Elias Moysés – Executivo de Futebol do Coimbra que está prestando seus serviços ao Villa Nova com a parceria entre as duas equipes na disputa do Módulo ll do Campeonato Mineiro.
Dentre seus dizeres sinceros está sua gratidão pela receptividade calorosa dos torcedores villanovenses, de seu prazer e satisfação em vestir a camisa do Villa neste momento tão difícil do clube e da certeza que o Leão de Nova Lima vai dar a volta por cima e poderá caminhar com os próprios pés desde que inicie um projeto estrutural e faça um planejamento com organização administrativa e integração de seus gestores e parceiros.
Que assim seja e que a gente possa sempre agir com a verdade, liberdade e ética acima de tudo. Esse é o pressuposto de nossa democracia.
Por Rodrigo Ferreira
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário