Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...

A Prefeitura Municipal de Raposos, por meio da Secretária de Saúde, divulgou, nesta terça-feira (31), uma nota informando que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), identificou, um caso da variante Delta no município.
Segundo a Administração o caso aconteceu no início do mês de agosto, uma mulher de 38 anos apresentou sintomas leves da covid-19, foi tratada e não precisou de internação. A paciente já havia recebido uma dose da vacina contra Covid-19.
Ver essa foto no Instagram
O Alexandre dos Anjos, secretário de Saúde Municipal, explica que amostra dos exames são encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), e uma teve o genoma delta identificado. O laboratório central de saúde pública, em Belo Horizonte, faz através de sorteio a escolha de verificação dos casos.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Saúde de Raposos realiza a análise constante do cenário epidemiológico do município, baseado no levantamento dos últimos resultados dos testes de detecção da Covid-19, casos confirmados, internações e óbitos decorrentes da doença. “Entender o desenvolvimento e os ciclos do vírus na cidade é fundamental para que sejam tomadas medidas para prevenir o avanço do coronavírus e garantir a saúde da população raposense”. Afirma Alexandre.

Uma variante é resultado de modificações genéticas que o vírus sofre durante seu processo de replicação. Isso ocorre de maneira aleatória. “Variantes aparecem todos os dias, centenas ou milhares, eu diria. A cada vez que o vírus se copia, ele sofre mutações”, explica Renato Kfouri infectologista da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)
Um único vírus pode ter inúmeras variantes. Quanto mais o vírus circula – é transmitido de uma pessoa para outra –, mais ele faz replicações, e maior é a probabilidade de modificações no seu material genético que vão dar origem a novas variantes.
Combate a covid-19
O Secretário de Saúde reforça que além de todas as ações do município, como vacinação, ampliação na testagem dos munícipes para identificação do vírus e demais medidas de prevenção, a Prefeitura de Raposos alerta que é importante a conscientização da população, que deve completar o esquema vacinal contra o vírus, evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, utilizar máscara e seguir as recomendações dos profissionais de saúde.
A sala de imunização contra a Covid-19, funciona todos os dias na antiga rodoviária, localizada no centro da cidade.
Por Gisele Maia
Foto: Divulgação/PMR
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário