01/set

Secretário de Saúde de Raposos esclarece caso de variante Delta

A Prefeitura Municipal de Raposos, por meio da Secretária de Saúde, divulgou, nesta terça-feira (31), uma nota informando que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), identificou, um caso da variante Delta no município.

Segundo a Administração o caso aconteceu no início do mês de agosto, uma mulher de 38 anos apresentou sintomas leves da covid-19, foi tratada e não precisou de internação. A paciente já havia recebido uma dose da vacina contra Covid-19.

Exames Laboratoriais

O Alexandre dos Anjos, secretário de Saúde Municipal, explica que amostra dos exames são encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), e uma teve o genoma delta identificado. O laboratório central de saúde pública, em Belo Horizonte, faz através de sorteio a escolha de verificação dos casos.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Saúde de Raposos realiza a análise constante do cenário epidemiológico do município, baseado no levantamento dos últimos resultados dos testes de detecção da Covid-19, casos confirmados, internações e óbitos decorrentes da doença. “Entender o desenvolvimento e os ciclos do vírus na cidade é fundamental para que sejam tomadas medidas para prevenir o avanço do coronavírus e garantir a saúde da população raposense”. Afirma Alexandre.

Variante Delta

Uma variante é resultado de modificações genéticas que o vírus sofre durante seu processo de replicação. Isso ocorre de maneira aleatória. “Variantes aparecem todos os dias, centenas ou milhares, eu diria. A cada vez que o vírus se copia, ele sofre mutações”, explica Renato Kfouri infectologista da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)

Um único vírus pode ter inúmeras variantes. Quanto mais o vírus circula – é transmitido de uma pessoa para outra –, mais ele faz replicações, e maior é a probabilidade de modificações no seu material genético que vão dar origem a novas variantes.

Combate a covid-19

O Secretário de Saúde reforça que além de todas as ações do município, como vacinação, ampliação na testagem dos munícipes para identificação do vírus e demais medidas de prevenção, a Prefeitura de Raposos alerta que é importante a conscientização da população, que deve completar o esquema vacinal contra o vírus, evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, utilizar máscara e seguir as recomendações dos profissionais de saúde.

A sala de imunização contra a Covid-19, funciona todos os dias na antiga rodoviária, localizada no centro da cidade.

Por Gisele Maia
Foto: Divulgação/PMR

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas