Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...

“Passei na OAB, o sentimento é único”.
Hoje na coluna Nova Lima, Nossa Gente! vamos contar parte da história de Karina Gabriela, tem 23 anos, nova-limense, filha de Luciene Pereira Silva e Wenderson Bernadino Santos, aprovada neste mês de setembro no Exame da OAB.
Não é nenhuma novidade que o bacharel em Direito só pode advogar se obtiver o registro profissional e, para isso, é necessário ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
No Brasil, os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais foram criados em 1827, por meio de uma lei sancionada pelo imperador D. Pedro I.
Já a Ordem dos Advogados só foi criada mais de um século depois, em 1930, por um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.
Por muito tempo, qualquer profissional formado poderia exercer a advocacia.
O Exame da Ordem surge no ano de 1967, com a aprovação do Estatuto da OAB e a primeira prova só foi aplicada em 1971, em São Paulo.
O exame era facultativo, aqueles que faziam estágio durante a faculdade eram dispensados da avaliação e obtinham o registro profissional.
Somente em 1994, a Ordem dos Advogados, determinou o Exame, como requisito obrigatório para exercer a profissão.
De origem simples, Karina formou-se o ensino médio em 2015 pela Escola Estadual Augusto de Lima. Quando cursava o 3º ano, uma oportunidade de trabalho em um escritório de advocacia mudou sua visão de mundo, sendo o divisor de águas para cursar Direito.
Em 2016, após formar o ensino médio, Karina Gabriela, matriculou-se na faculdade de Direito, por um programa de financiamento, no 3º período ganhou uma bolsa de 100% do ProUni.
“Neste período, tive que adequar a nova jornada de trabalho e estudos. Estudava na faculdade pela manhã, fazia estágio no período da tarde, e quando chegava em casa era estudar. Foram anos de muito estudo, muitas renúncias, sem falar do trajeto para o estágio. Porém, todo esse esforço, posso dizer que valeu apena”. Diz Karina orgulhosa!
Segundo Karina Gabriela, foi uma sensação indescritível, estava me formando em direito, era minha primeira banca, ser aprovada e agora poder exercer a profissão, é algo sensacional, não dá para explicar a emoção, só quem passa e se dedica pode descrever.
“A princípio quero advogar, exercer a profissão, retribuir para a sociedade o que aprendi durante esses anos, em um futuro próximo, pretendo ser Defensora Pública.” Diz irradiando alegria!
“É um curso que faz o ser humano pensar, sair da zona de conforto, faz com que o estudante crie uma empatia em face das outras pessoas. Cursar Direito me fez mudar enquanto ser humano, por fim, posso dizer que abriu meus horizontes”. Conclui a Advogada.
Karina Gabriela, nova-limense, aprovada no exame da OAB, é Nossa Gente!
Um forte abraço, e até a próxima semana!
Por Reginaldo Silva
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário