18/set

Nova Lima, Nossa Gente! Karina Gabriela

“Passei na OAB, o sentimento é único”.

Hoje na coluna Nova Lima, Nossa Gente! vamos contar parte da história de Karina Gabriela, tem 23 anos, nova-limense, filha de Luciene Pereira Silva e Wenderson Bernadino Santos, aprovada neste mês de setembro no Exame da OAB.

Um pouco sobre a OAB

Não é nenhuma novidade que o bacharel em Direito só pode advogar se obtiver o registro profissional e, para isso, é necessário ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No Brasil, os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais foram criados em 1827, por meio de uma lei sancionada pelo imperador D. Pedro I.

Já a Ordem dos Advogados só foi criada mais de um século depois, em 1930, por um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

Por muito tempo, qualquer profissional formado poderia exercer a advocacia.

O Exame da Ordem surge no ano de 1967, com a aprovação do Estatuto da OAB e a primeira prova só foi aplicada em 1971, em São Paulo.

O exame era facultativo, aqueles que faziam estágio durante a faculdade eram dispensados da avaliação e obtinham o registro profissional.

Somente em 1994, a Ordem dos Advogados, determinou o Exame, como requisito obrigatório para exercer a profissão.

Karina Gabriela e o Curso de Direito

De origem simples, Karina formou-se o ensino médio em 2015 pela Escola Estadual Augusto de Lima. Quando cursava o 3º ano, uma oportunidade de trabalho em um escritório de advocacia mudou sua visão de mundo, sendo o divisor de águas para cursar Direito.

O sonho

Em 2016, após formar o ensino médio, Karina Gabriela, matriculou-se na faculdade de Direito, por um programa de financiamento, no 3º período ganhou uma bolsa de 100% do ProUni.

“Neste período, tive que adequar a nova jornada de trabalho e estudos. Estudava na faculdade pela manhã, fazia estágio no período da tarde, e quando chegava em casa era estudar. Foram anos de muito estudo, muitas renúncias, sem falar do trajeto para o estágio. Porém, todo esse esforço, posso dizer que valeu apena”. Diz Karina orgulhosa!

A aprovação na OAB e pensamentos para o futuro

Segundo Karina Gabriela, foi uma sensação indescritível, estava me formando em direito, era minha primeira banca, ser aprovada e agora poder exercer a profissão, é algo sensacional, não dá para explicar a emoção, só quem passa e se dedica pode descrever.

“A princípio quero advogar, exercer a profissão, retribuir para a sociedade o que aprendi durante esses anos, em um futuro próximo, pretendo ser Defensora Pública.” Diz irradiando alegria!

Uma reflexão sobre o curso de Direito.

“É um curso que faz o ser humano pensar, sair da zona de conforto, faz com que o estudante crie uma empatia em face das outras pessoas. Cursar Direito me fez mudar enquanto ser humano, por fim, posso dizer que abriu meus horizontes”. Conclui a Advogada.

Karina Gabriela, nova-limense, aprovada no exame da OAB, é Nossa Gente!

Um forte abraço, e até a próxima semana!

Por Reginaldo Silva

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas