Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...
A Prefeitura de Nova Lima e a mineradora Vale assinaram, nesta quinta-feira (27), um Termo de Cooperação para a conclusão das obras da Avenida de Integração Rio de Peixe.
O projeto, que promete ligar a região Nordeste (Honório Bicalho) à região Noroeste (BR-040) em um trecho de cerca de 26 km, foi inicialmente iniciado em 2008, durante a gestão do ex-prefeito petista Carlinhos Rodrigues, com recursos do Governo Federal. No entanto, o financiamento foi suspenso em 2010, resultando no abandono da obra.
Thiago Carvalho, colunista político, fez uma análise sobre a retomada das obras da Avenida de Integração Rio de Peixe, destacando a importância da parceria com a iniciativa privada e as falhas da gestão petista.
Após 14 anos, o atual prefeito, João Marcelo Dieguez, anunciou que a Vale custeará 70% do do valor para a conclusão da via abandonada pelo ex-prefeito Carlinhos Rodrigues. Carvalho observa que a obra, iniciada em 2008 e abandonada em 2010, foi justificada por Rodrigues como uma consequência da alegada falta de recursos. No entanto, Carvalho questiona essa justificativa, apontando que, mesmo corrigida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), a arrecadação de Nova Lima na época equivaleria a 750 milhões de reais hoje, cerca de 25% a menos do que a administração atual dispõe. Além disso, a população de Nova Lima era 30% menor naquela época, o mostra que a gestão petista poderia ter concluído a obra com os recursos disponíveis, caso fossem bem administrados.
O colunista ressalta a importância da obra para a integração, além de Nova Lima, das cidades de Raposos e Rio Acima, melhorando a mobilidade urbana e proporcionando mais oportunidades de emprego. Carvalho manifesta ceticismo quanto aos anúncios políticos, afirmando que só acredita em promessas depois de concretizadas. Ele enfatiza a necessidade de que a sociedade civil, o legislativo municipal e a imprensa monitorem a execução da obra para garantir que não seja apenas um anúncio eleitoreiro.
Carvalho conclui sua análise lembrando que a avenida de Integração Rio de Peixe foi uma promessa de campanha em 2020 não realizada neste mandato de Dieguez, e cobra que, desta vez, a promessa seja cumprida e a obra realmente saia do papel.
Por Jorge Marques
Foto: Redes Sociais
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário