17/set

Prefeitura e vereadores esclarecem a alimentação nas escolas de Nova Lima

Após polêmica envolvendo a alimentação dos alunos da rede municipal em Nova Lima, a Prefeitura Municipal esclareceu alguns pontos sobre a alimentação na rede de ensino, vereadores também se posicionaram sobre o assunto,

Segundo a administração os alunos têm acesso a um cardápio variado, com o percentual de gordura, açúcar, sódio e aditivos químicos reduzido nas refeições escolares. A merenda segue à Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020, em observância ao “Guia Alimentar Para a População Brasileira”. Reconhecido nacionalmente, o documento determina que, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais dos estudantes matriculados em regime parcial na educação básica sejam supridas por duas ou três refeições diárias. Também deve-se privilegiar frutas in natura, duas vezes por semana, e ainda três porções de hortaliças na semana.

Vereadores

A assunto foi debatido na plenária da última terça-feira (14), o vereador Danúbio Machado (Cidadania) disse que se reuniu com Conselho de Alimentação Escolar (CAE) na Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima, com o objetivo de entender melhor o funcionamento operacional sobre a alimentação dentro das escolas. Segundo o vereador, a Secretária de Educação Sueli Baliza entregará ao legislativo um relatório esclarecendo as dúvidas da população.

Em conversa com o Jornal Minas, a Vereadora Viviane Matos (DEM) diz que “após ter recebido muitos questionamentos nos últimos dias sobre falta de carne, legumes e verduras, e também por algumas escolas estarem com cardápios diferentes das outras, fui atrás de esclarecimentos com o Prefeito e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a reunião com a vereadora que já foi Secretária de Educação no Governo Vitor Penido, foi esclarecido que a forma de tratamento dada à merenda escolar terá reformulações por causa de alterações normativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com medidas mais restritivas nas questões de alimentação e nutrição.

De acordo com a atual Secretária de Educação, os fornecedores dos produtos usados no preparo da merenda não estavam entregando as mercadorias, por causa dos reajustes muito altos nos preços dos produtos, fazendo os contratos se tornarem inviáveis, sendo necessário para os prestadores de serviços a realização de reajuste nos preços. Explicaram que os fornecedores já estão retornando as entregas, e nesta semana as escolas passariam receber carne de frango e carne bovina moída.

“Sei da importância da alimentação de qualidade para que os nossos alunos tenham um bom desenvolvimento pedagógico, por isso, estarei acompanhando de perto para que não falte nada aos nossos alunos. Vamos aguardar a regularização do fornecimento da merenda escolar. Mas, caso continue acontecendo de forma irregular ou inadequada, estaremos fiscalizando a execução dos serviços públicos e cobrando as providências.” Finaliza a vereadora Viviane Matos.

A vereadora Juliana Sales foi procurada pela redação do Jornal Minas e informou que enviou ofício à Secretaria de Educação com alguns questionamentos no dia 9 de setembro. Porém aguarda o retorno para se posicionar. Clique AQUI e veja o ofício.

O que diz a Prefeitura de Nova Lima

A Prefeitura informa que a alimentação, inclui, no mínimo, duas frutas e uma hortaliça diárias na dieta estudantil, além de mais 23 alimentos in natura ou minimamente processados, com carboidrato (arroz ou macarrão entre outros), leguminosa (feijão, ervilha, grão-de-bico) e proteína (ovo, frango, carne bovina ou suína).

A proposta visa minimizar o sobrepeso entre os estudantes, já que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30% das crianças até 9 anos, no Brasil, estão acima do peso ou sofrem com a obesidade nessa faixa etária. Dessa forma, o cardápio na rede municipal é diverso e segue as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Experimentação na escola

Considerando que os hábitos alimentares têm forte influência cultural, a equipe de Nutrição trabalha na construção de um perfil nutricional mais saudável, testando diversas receitas junto às coordenadoras de cozinha nas escolas. O alimento só é incluído no cardápio escolar após avaliação.

Leguminosa de alto valor nutricional

O grão-de-bico, por exemplo, leguminosa riquíssima em nutrientes, foi incorporado, recentemente, na dieta escolar. Nesse caso, a orientação é servi-lo, após a oferta do leite, na entrada do estudante como uma espécie de aperitivo com aspecto crocante temperado com azeite e especiarias, que deve ser acompanhado de um copo de suco natural, e uma fruta antes do almoço.

Trabalho reconhecido

O empenho da equipe de nutrição foi reconhecido pelo Conselho Regional de Nutrição (CRN9), por meio do concurso com o tema “Experiências Exitosas de

Nutricionistas no âmbito do PNAE”. Profissionais de todo o estado inscreveram iniciativas bem-sucedidas na área, sendo que os 12 melhores projetos receberam menção honrosa, entre elas as nutricionistas: Naiara Abrantes (2º lugar), Diana Marques (4º lugar) e Tatiane de Oliveira (8º lugar), representantes da Secretaria Municipal de Educação no certame.

Cardápio do dia

No dia 15 de setembro, por exemplo, a Prefeitura ofereceu: suco de laranja com cenoura + mandioca cozida com manteiga + banana (lanche da manhã); macarrão colorido – macarrão integral com frango/ovo mexido, cenoura, tomate, couve/espinafre e pimentão + manga (prato único + fruta); vitamina de mamão + ovos mexidos + maçã (lanche da tarde).

Portanto, a prefeitura de Nova Lima informa que os estudantes comem mais de uma vez por dia na escola. Além disso, o Governo Municipal entrega por mês um Kit Merenda Escolar, composto por 23 itens alimentícios, a todos os alunos, tanto aos que estão no ensino remoto quanto àqueles que retornaram ao presencial.

Por Gisele Maia

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas