22/jul

AngloGold Ashanti e MPMG assinam acordo para descaracterização de barragens em Nova Lima

A AngloGold Ashanti firmou na última quinta-feira (18) um Termo de Compromisso com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), assumindo a responsabilidade pela descaracterização das barragens de rejeitos Cocuruto, Calcinados e Rapaunha, localizadas no Complexo de Queiroz, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

De acordo com o documento, a mineradora deverá realizar o processo de descaracterização das três barragens dentro dos prazos estabelecidos. A empresa também se compromete a implementar medidas preventivas para minimizar riscos ao meio ambiente e à população, bem como manter entidades públicas e moradores informados sobre as condições de segurança. Os prazos específicos para a apresentação dos planos de descaracterização são:

– Barragem de Calcinados: 90 dias
– Barragem de Cocuruto: 24 meses
– Barragem de Rapaunha: 24 meses

Além das ações de descaracterização, o acordo prevê a destinação de R$ 3 milhões pela AngloGold para iniciativas socioambientais voltadas à conservação e reparação ambiental em Nova Lima.

“A sociedade ganha, o setor empresarial ganha, a mineração ganha com esforços que visem o crescimento e o respeito ao meio ambiente, que, ao final, diz respeito à sobrevivência e ao futuro”, afirmou Cláudia de Oliveira Ignez, promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Nova Lima.

Marcelo Pereira, vice-presidente sênior da AngloGold Ashanti para a América Latina, ressaltou o compromisso da empresa com a legislação vigente. “Temos adaptabilidade para nos adequar às mudanças que a legislação traz e buscar as soluções necessárias”, afirmou.

Por Jorge Marques com informações do Diário do Comercio
Foto: MPMG

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas