Adeus a Zé Leite: Nova Lima se despede de ídolo do esporte e da poesia
Morreu nesta terça-feira (12) o ex-atleta nova-limense José Leite, figura querida e respeitada por sua traje ...
A histórica empresa de mineração AngloGold Ashanti anunciou planos para transformar suas antigas minas de ouro em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, em um centro comercial e turístico. A iniciativa faz parte do projeto Nova Vila, que visa preservar o patrimônio histórico da região e deixar um legado socioeconômico para a cidade
A primeira unidade da empresa no Brasil, começou suas atividades em Nova Lima no século 19, porém encerrou a mineração em 2003. Agora, a multinacional pretende aproveitar a importância histórica da Mina Velha e da Mina Grande para desenvolver o projeto Nova Vila, em parceria com a prefeiturade Nova Lima e a comunidade local.
Durante o evento Conexão Empresarial, o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold, Othon Maia, apresentou a proposta inovadora de transformar a área em um complexo comercial e turístico. O objetivo é encerrar as operações da mina de forma sustentável e diferenciada, mantendo a preservação dos ativos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
O projeto Nova Vila envolverá mais de 700 pessoas e trará uma nova concepção de urbanismo para a região. Está prevista a construção de uma avenida parque, com ciclovia, que conectará pontos centrais de Nova Lima. As estruturas históricas das minas serão mantidas e restauradas, abrigando um mercado distrital, centro de gastronomia, centros corporativos, serviços e unidades habitacionais. A AngloGold financiará todo o trabalho, sem investimento do município. Com 189 anos de atividade no Brasil, a empresa se destaca como a operadora da mina mais profunda da América do Sul e está comprometida com a sustentabilidade e os direitos humanos.
Por Jorge Marques
Foto: Divulgação AngloGold
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário