12/maio

Audiência pública em Nova Lima debaterá mineração na Serra do Curral

A Câmara Municipal de Nova Lima realiza, no dia 19 de maio, às 18h, uma audiência pública para debater as consequências do empreendimento minerário da Taquaril Mineração S.A., a Tamisa, na Serra do Curral. O pedido foi feito pela vereadora Juliana Sales (Cidadania) e aprovado, por unanimidade, pela Câmara nessa terça-feira.

A audiência pública será uma oportunidade para ampliar a discussão sobre os possíveis impactos da exploração da Serra do Curral. Segundo a vereadora, esse tema tem sido motivo intenso de debate em Belo Horizonte e o município de Nova Lima foi distanciado da discussão. “Chegou a vez da população de Nova Lima ser ouvida e entender as consequências desse projeto de mineração na Serra do Curral, aprovado no dia 30 de abril, pelo Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais, o COPAM”, afirmou a vereadora.

Na justificativa para a convocação da audiência pública, a vereadora ressaltou que o projeto de mineração afetará irreversivelmente o meio ambiente, a água e a biodiversidade da Serra do Curral. “Minerar na Serra do Curral é gerar mais insegurança hídrica na Grande BH. As cidades mais afetadas serão Nova Lima, Belo Horizonte e Sabará. Dessa forma, Nova Lima não pode ficar de fora dessa discussão.”, ressalta a parlamentar.

Convidados

Para compor o debate da audiência pública, foram convidados representantes do Legislativo Municipal e Estadual, Executivo municipal, membros da sociedade civil, entidades e ambientalistas, além de representantes da mineradora Tamisa e do Ministério Público.

Ações da vereadora em defesa da Serra do Curral

Juliana Sales também é autora de uma Ação Popular e Representação ao Ministério Público Federal que visam anular e investigar a votação do Copam que aprovou o megaprojeto minerário da Taquaril Mineração na Serra do Curral.

Por Redação

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas