08/abr

Barragens da Vale deixam situação de emergência em Nova Lima e Ouro Preto

As barragens  “Capitão do Mato” em Nova Lima e “Área IX” em Ouro Preto, tiveram sua situação de emergência encerrada após passarem por testes e melhorias em sua estrutura

A Vale anunciou nesta sexta-feira (8) que as barragens “Área IX” e “Capitão do Mato” deixaram a situação de emergência em que se encontravam. A primeira fica localizada em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e a segunda em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As barragens passaram por uma série de testes e receberam instrumentação para complementar seu monitoramento, além de melhorias em sua estrutura como a estabilização de taludes e drenagem. A Vale informou que a “Área IX” terá sua descaracterização concluída em 2024, sendo uma das 30 barragens a montante da empresa que fazem parte do Programa de Descaracterização, sendo que 12 já foram eliminadas. Já a estrutura de “Capitão do Mato” foi construída pelo método de etapa única e está inativa desde 2019.

A Vale comunicou os órgãos competentes sobre as novas diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), seguindo o compromisso da empresa com a segurança das suas operações. Com as melhorias feitas nas barragens “Área IX” e “Capitão do Mato”, a Vale espera garantir a segurança das comunidades e do meio ambiente ao seu redor.

Por Jorge Marques
Foto: Globo

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas