11/out

Bitcoin a primeira criptomoeda 100% funcional – Gilmar Lopes

Criptomoeda – em sua essência – são ativos digitais baseados em criptografia, redes distribuídas e teoria dos jogos. Tais ativos geralmente apresentam escassez autentica, são incopiáveis, impenhoráveis e estão lastreados à matemática.

Apesar de haverem registros de tentativas de criação de criptomoedas desde os anos 70/80 (vide-David Chaum) foi só em 2008 que um anônimo, sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, apresentou algo realmente funcional e descentralizado, que fora denominado bitcoin.

Em janeiro de 2009 o bitcoin começou a funcionar oficialmente, obtendo adoção gradual e consequentemente valor de mercado, que chegou próximo à vinte mil dólares – por unidade – em sua alta histórica (nov/dez 2017). O ativo pode ser adquirido e transacionado em instantes por qualquer pessoa, independentemente de qualquer identificação/comprovação, bastando apenas acesso à internet.

Conheça nossos colunistas 

Hoje, a tecnologia por trás do bitcoin (blockchain) representa, no mundo da tecnologia, o que temos de mais seguro e confiável ao se tratar de validações e transparência. Dentre várias especulações, o bitcoin tem sido dito como um substituto do dinheiro, mas, eu me arrisco a ir além dizendo que o bitcoin é a verdadeira definição do dinheiro. Diferente da moeda fiduciária (Real, Euro, Dólar, etc.) ele não poder ser copiado, inflacionado ou emitido além de um fornecimento máximo preestabelecido.

Por Gilmar Lopes 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas