08/fev

Blocos e escolas de samba – Expectativa de 80 mil foliões no Carnaval de Nova Lima

Abertura oficial será amanhã (9), a partir das 21 horas, com a entrega da chave da cidade para a Corte Momesca

A Prefeitura de Nova Lima preparou o carnaval para todos os gostos, com uma programação extensa. A abertura oficial será na sexta-feira (9), a partir das 21h, com a entrega da chave da cidade feita pelo prefeito João Marcelo Dieguez à Corte Momesca do Carnaval, na Praça Bernardino de Lima. Em seguida, haverá desfile de blocos, no Centro e nos bairros São Sebastião das Águas Claras (no Capela Velha), Retiro, Mingu e Rosário. A programação finaliza em 14 de fevereiro, com o desfile do Bloco dos Garis, às 9h, percorrendo um trajeto da rua Santa Cruz até a Praça Bernardino de Lima – Centro. 

A expectativa é de que aproximadamente 80 mil foliões se divirtam nas ruas ao longo dos 15 dias de festa, incluindo as festividades pré-carnavalescas, que começou já no sábado (21) com desfile de blocos. Neste ano, foram cadastradas 91 organizações carnavalescas – blocos fixos e com cortejo e escolas de samba. Incrementam o carnaval, o desfile de tradicionais blocos e de escolas de samba. A folia será levada a 29 bairros do município. 

Estão programados para desfilarem nas ladeiras de Nova Lima, os tradicionais blocos da Taioba, Marylou, dos Sujos e Olosujos, além das escolas de samba Unidos do Rosário e União do Morro. 83 blocos se distribuirão em 29 bairros das 04 regionais da cidade, contemplando os bairros Jardim Canadá, São Sebastião das Águas Claras (Macacos), Honório Bicalho e Vila da Serra. 

Para o prefeito de Nova Lima João Marcelo Dieguez, o carnaval é a maior festa do Brasil e também de Nova Lima, que carrega essa tradição, devido ao tamanho da estrutura e da quantidade de pessoas envolvidas. “Além da alegria que toma conta nesses dias, é um evento democrático, que valoriza o uso dos espaços públicos, permitindo que todos participem. É também uma festa que vai além do entretenimento, gerando renda e movimentando a economia da cidade. Estamos preparando mais um carnaval memorável, em todas as regiões do município, com uma programação muito bacana. Fatores que foram muito elogiados no ano passado, como a segurança e a limpeza, também serão destaque neste ano. Sem dúvidas, será mais um carnaval para todos inesquecível!”, ressalta o prefeito. 

Com o objetivo de apoiar os blocos de rua, a Prefeitura oferece apoio estrutural adequado a cada um, como, por exemplo, tablado, tenda, banheiro químico, som e iluminação. Para mapear esses blocos, o Governo Municipal realizou uma consulta pública entre dezembro e janeiro. Neste ano, a Prefeitura está investindo cerca de R$ 3,5 milhões com a previsão de movimentação e geração renda de R$ 15 milhões na cidade.

Fantasia

A Corte Real Momesca foi indicada por meio de Decreto Oficial e será apresentada no dia 9 de fevereiro, na abertura oficial do Carnaval 2024, na Praça Bernardino de Lima. Além do Rei Momo e da Rainha, cada escola de Samba indicou uma princesa, completando assim a Corte Real Momesca do Carnaval 2024 de Nova Lima.

Concurso de fantasias

O Governo Municipal realizará ainda o Concurso de Fantasias do Carnaval 2024, durante o tradicional Bloco dos Sujos, que sai no domingo (11/2). Os interessados em participar devem se cadastrar, de 1º a 08 de fevereiro, pelo site novalima.mg.gov.br e estarem de acordo com o regulamento. A avaliação das fantasias ocorrerá no palco situado à Praça Dr. Antonino Fonseca Júnior, nº 08 – Centro, onde os participantes inscritos deverão se apresentar e se identificar para a comissão julgadora, no horário entre 10h e 14h.

Serão avaliadas as categorias: originalidade, luxo, temas atuais e grupos (de no mínimo 5 pessoas). O resultado final será anunciado nas redes sociais oficiais do Prefeitura.

Por Redação

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas