09/dez

Brasileira Mondial compra a fábrica da japonesa Sony e vai produzir TVs

Mondial, líder brasileira na fabricação de eletrodomésticos portáteis, como ventiladores, batedeiras, liquidificadores, comprou a fábrica da Sony em Manaus.

Com a aquisição, a empresa vai passar a produzir na Zona Franca fornos micro-ondas, aparelhos de ar condicionado e televisores na unidade adquirida da gigante japonesa, que decidiu deixar o Brasil, já a partir do ano que vem.

Com isso, entra na disputa em novos segmentos de eletroeletrônicos, onde já estão gigantes como a LG, Samsung e Whirlpool.

A informação foi antecipada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada ao GLOBO pelo presidente da Mondial, o empresário Giovanni Martins Cardoso. O valor do negócio não foi revelado.

Cardoso disse ao GLOBOque a empresa viu o anúncio da Sony, em setembro, de que fecharia sua fábrica no Brasil em 2021 como uma oportunidade de comprar uma fábrica pronta, com o maquinário da japonesa. A marca Sony não entrou na negociação.

“Assinamos o contrato de compra no último dia 23 de novembro. Vamos ampliar nossa produção na unidade adquirida e, a partir do segundo semestre, começamos a produção dos novos produtos. Fizemos em seis meses o que esperávamos fazer em três anos” — disse o empresário.

Planos acelerados

Segundo Cardoso, a Mondial planejava iniciar a produção de micro-ondas apenas em 2022, aparelhos de ar condicionado em 2023 e TVs a partir de 2024. Com a aquisição, acelerou esses planos em plena pandemia.

Desde o início de 2020, a companhia investiu mais de R$ 60 milhões em estruturas industriais e equipamentos e na contratação de mais de 400 novos funcionários na fábrica da Bahia.

Em nota, a Sony Brasil confirmou o negócio, ressaltando que “deverá ainda ser submetido à devida anuência pelos órgãos competentes”.

A Mondial já tem uma unidade menor em Manaus, onde produz DVDs e caixas de som, e vai transferir, aos poucos, a produção para a nova unidade. A empresa tem sua maior fábrica na Bahia, com 2,7 mil funcionários.

Mudança em fevereiro

A partir de 1º de fevereiro, as estruturas produtivas, laboratórios de análise, salas de testes, fabricação de moldes, linhas de montagens e demais instalações da Sony passarão a abrigar toda a produção da linha marrom atual da Mondial.

A companhia brasileira também ampliará o número de empregos gerados na região. Atualmente, a empresa mantém 240 funcionários na unidade de Manaus.

No Brasil, são 3.700 colaboradores no total e a prevê a contratação de mais 200 colaboradores para o início da operação no novo endereço e mais 220 a partir do segundo semestre de 2021, quando se inicia a produção das novas linhas, totalizando na unidade de Manaus 660 funcionários.

 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas