06/abr

Câmara aprova projeto que institui Dia do Cavaleiro em Nova Lima

A partir de agora, os amantes dos cavalos têm um dia para chamar de seu na cidade de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isto porque os vereadores instituíram o Dia do Cavaleiro na cidade.

Com grande tradição em criação e eventos equinos, a cidade de Nova Lima passará a comemorar todo dia 16 de março, o Dia do Cavaleiro. O autor do projeto, o vereador Zelino Santana (PP) justifica que; – “O cavalo foi peça fundamental para conquistas de territórios ao redor do mundo. Foi no dorso de cavalos que independências foram proclamadas. O cavalo tornou-se amigo fiel do homem campeiro, na lida com o gado, no transporte, nas caçadas se no lazer. Nas diversas provas esportivas, olímpicas ou não, é o único animal que participa junto com o cavaleiro. Hoje, em muitas cidades, o pelotão hípico é a forma mais prática de deslocamento policial e, na equoterapia, são eles que auxiliam no trabalho e recuperação de Portadores de Necessidades Especiais.

Nenhum outro animal marcou tanto a história da civilização quanto o cavalo. Impérios floresceram ou foram destruídos, por isso não há como negar a sua contribuição ao desenvolvimento humano nos mais diversos campos, do econômico ao militar.

Para a construção e o desenvolvimento da nossa cidade o cavalo foi essencial, pois foi no dorso desses animais que o território foi desbravado e a cidade foi moldada, tornando-se a nossa Nova Lima de hoje.”

O Projeto de 2114/22 foi aprovado por 9 votos na plenária do dia 15 de março de 22 na Câmara Municipal de Nova Lima.

Cavalo morto em via pública

Em abril de 2020, um acidente com um animal comoveu a população da cidade. U cavaleiro perdeu o controle sobre o seu cavalo e foi atingido de frente por um caminhão.  Na colisão, ele conseguiu saltar sem nenhum ferimento, enquanto que o animal ficou seriamente ferido e teve a pata traseira fraturada.

A Polícia Militar foi acionada junto com um médico veterinário municipal e também da Associação dos Cavaleiros e Criadores de Nova Lima. Após avaliação clínica e a identificação de ferimento irreversível, o especialista orientou a prática da eutanásia.  O animal foi então abatido pelo policial militar com um disparo de arma de fogo, em via pública, e o corpo foi retirado por uma equipe da prefeitura de Nova Lima.

Por Gisele Maia
Foto: Divulgação/Redes Sociais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas