22/jun

Chegada do inverno provoca recorde de frio em Nova Lima e região

O inverno acaba de chegar e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a intensificação das baixas temperaturas na Grande BH. As cidades de Nova Lima, Raposos e Rio Acima podem enfrentar o registro das temperaturas mais frias do ano, com previsão de atingir os 10 ºC

O inverno chegou e trouxe consigo a promessa de temperaturas congelantes em Nova Lima e região. Segundo o Inmet, o frio será ainda mais intenso nos próximos dias, com uma previsão de mínima de 10 ºC nesta quarta-feira (22).

O mês de maio havia sido marcado por temperaturas baixas na região, porém, a chegada do inverno traz consigo a expectativa de dias ainda mais gelados. A previsão indica que as temperaturas devem subir gradualmente até o domingo, sem previsão de chuvas para as cidades de Nova Lima, Raposos e Rio Acima, o que é característico do período do inverno. Essa estação é conhecida por ser mais seca, com menos chuvas em todas as cidades da Grande BH.

É importante ressaltar que, apesar da intensidade do frio, este inverno terá uma particularidade devido à chegada do El Niño. O fenômeno, confirmado recentemente pelo Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, é caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, podendo influenciar a temperatura das águas por um período de seis meses a dois anos. Em Minas Gerais, esse fenômeno pode elevar as temperaturas, contrariando a expectativa de um inverno rigoroso. Portanto, embora as temperaturas baixas sejam esperadas para Nova Lima e região nos próximos dias, é necessário considerar a influência do El Niño e seus efeitos no clima.

Por Gisele Maia
Foto: Redes Sociais

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas