Proposta por Viviane Matos, Lei cria o Serviço Centro Dia para a Pessoa Idosa em Nova Lima
A Câmara Municipal de Nova Lima aprovou por unanimidade a Lei Municipal 2.309, que institui o “Serviço ...
A Prefeitura de Nova Lima realiza, entre os dias 24 e 30 de junho, a seleção online para composição do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS/Fundeb), em observância ao cumprimento da Lei Municipal 2.842/2021. O cadastro deve ser feito, exclusivamente, pelo novalima.mg.gov.br, e os selecionados supervisionarão a aplicação dos recursos relacionados à área.
Os candidatos considerados aptos para o exercício da função serão convocados posteriormente. Vale lembrar que, em decorrência da pandemia, as eleições plenárias se darão de forma online, assim como todos os trâmites necessários para a realização de processo eletivo de forma organizada e transparente.
Os conselheiros instituídos em 2021 permanecerão na função até 31 de dezembro de 2022. Após essa data, será realizada nova seleção, em cumprimento à determinação legislativa que prevê eleição no terceiro ano de mandato do Poder Executivo.
Vagas
Os interessados em participar dessa chamada pública devem estar atentos à composição prevista em lei: representantes dos pais de alunos da educação básica pública, sendo duas vagas de titulares e duas vagas de suplentes; representantes dos estudantes da educação básica pública, dos quais um indicado pela entidade de estudantes secundaristas, sendo uma vaga de titular e uma vaga de suplente; e representantes de Organizações da Sociedade Civil, sendo duas vagas de titulares e duas vagas de suplentes.
Participações vedadas
As entidades que contam com recursos fiscalizados pelo conselho ficam impedidas de participar, bem como aquelas contratadas pela Administração Municipal a título oneroso – que implica em gastos, despesas e ônus.
A Lei Federal que regulamenta o Fundeb, conforme estabelecido no Art. 5°, ainda veda a participação de cônjuge e parentes consanguíneos ou afins, até terceiro grau, do prefeito, vice-prefeito e dos secretários municipais; tesoureiro, contador ou funcionário de empresa de assessoria ou consultoria que prestem serviços relacionados à administração ou controle interno dos recursos do fundo, bem como cônjuges, parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, desses profissionais.
Também não podem participar da eleição estudantes que não sejam emancipados e pais de alunos ou representantes da sociedade civil que exerçam cargos ou funções públicas de livre nomeação e exoneração no âmbito dos órgãos do respectivo Poder Executivo gestor dos recursos e prestem serviços terceirizados, no âmbito dos Poderes Executivos em que atuam os respectivos conselhos.
Mais informações: captacaorecursos.semed@pnl.mg.gov.br
Por Gisele Maia
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário