05/jun

Cosud: Estados membros produzem 70% do PIB brasileiro

A 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) teve uma programação focada no desenvolvimento econômico das regiões participantes. O evento reuniu governadores e especialistas em uma Mesa Redonda para discutir formas de potencializar os objetivos comuns e impulsionar a geração de empregos e renda de qualidade.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste – COSUD foi criado em Belo Horizonte, em março de 2019, com o intuito de fortalecer a cooperação entre os governos das regiões Sul e Sudeste. Com uma população de 119 milhões de habitantes e concentrando 70% do PIB nacional, essas regiões possuem uma relevância econômica significativa.

Dentre as áreas prioritárias do consórcio estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia. Durante as discussões, os participantes do evento avançaram em debates sobre o aprimoramento do desenvolvimento nos estados e apresentaram soluções que podem beneficiar todo o país.

Durante o evento, os governadores e representantes dos estados do Sul e Sudeste acompanharam atentamente as discussões, demonstrando o comprometimento com a iniciativa.

Além das discussões sobre o desenvolvimento econômico, a 8ª reunião do Cosud abordou a importância da reforma tributária como medida para solucionar desafios econômicos do Brasil. Os especialistas presentes ressaltaram a necessidade de apoio dos estados consorciados para que a reforma tributária avance no país.

O governador Romeu Zema destacou a importância da articulação entre os estados para avançar nesta aliança. Ele ressaltou que o desafio é grande, mas está longe de ser impossível, e que há muito a ganhar com a união entre os estados participantes do consórcio.

Por Jorge Marques
Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas