20/abr

De volta, o Festival da Goiaba em Rio Acima

Famosa pelas cachoeiras, cidade resgata festa com produtos feitos a partir da fruta e shows gratuitos na praça com atrações como Fundo de Quintal, Revelação e Lô Borges

Se Minas é conhecida como a terra do queijo, é destaque também pela goiabada. Dois ingredientes que formam a perfeita combinação de sobremesa no Brasil. Para celebrar a colheita da fruta que dá origem ao doce e outros produtos, Rio Acima promove de 28 de abril a 1º de maio o Festival da Goiaba. A cidade, localizada a apenas 39 quilômetros de Belo Horizonte, espera receber 40 mil pessoas na Praça Prefeito Milton Gonçalves dos Santos, nos quatro dias de festa. No local, serão instaladas 50 barracas da fruta in natura, de doces, licores, bolos, geleias, sorvetes e até ketchup feitos com goiaba, além de cervejas e muito artesanato. Haverá também concurso para eleição dos melhores quitutes e frutos. E mais: o público poderá curtir shows gratuitos de músicos regionais e nacionais, entre eles do Grupo Revelação, de pagode. O encerramento contará com apresentações de dois grandes nomes da música mineira e nacional: o cantor e compositor Lô Borges e a banda 14 Bis.

Esta não é primeira vez que a cidade promove o Festival da Goiaba. Criada em 2004, a festa foi motivo de orgulho para os rio-acimenses por cerca de dez anos.  Em razão da falta de continuidade do projeto pelo poder público e da ausência de diálogo com a iniciativa privada, o festival teve última edição em 2014. O evento é considerado uma oportunidade para geração de renda e trabalho. Na ocasião, produtores conseguiram, inclusive, dar visibilidade suficiente para exportar seus produtos para países da Europa.

O prefeito de Rio Acima, Felipe Gonçalves dos Santos, o Felipe do Waldiney, ressalta a importância de o Festival da Goiaba retomar na cidade, sobretudo em um momento pós-crise sanitária. “Nos últimos anos, devido à pandemia do Covid-19, as pessoas ficaram em casa, impedidas se reunir em festas em lugares públicos. O festival será uma oportunidade de lazer para os moradores de Rio Acima, das famílias”, disse o prefeito. A economia do município também ganha. Segundo ele, a previsão é de que o festival gere mais de 200 empregos temporários e movimente R$ 10 milhões no comércio e prestação de serviços. “A festa vai movimentar salões de beleza, lojas de roupas, supermercados, distribuidoras de bebidas e fornecedores locais”, enumera o prefeito. O evento serve ainda como um chamariz para turistas que, além de movimentar hotéis e pousadas nos quatro dias de festival, irão curtir os encantos da cidade, podendo voltar em outras oportunidades.

A intenção de Felipe Gonçalves é de que o Festival da Goiaba seja realizado também nos próximos anos, tornando-se um evento permanente na agenda cultural do município. “Fomentamos muitos cursos em parceria com entidades, como a Emater e o Senar, para a profissionalização e aprimoramento de técnicas entre os produtores rurais. O Festival irá divulgar a produção de goiaba e seus derivados, chamando a atenção para a atividade local, que dá sustento a várias famílias, afirmou.

A secretária municipal de Turismo e Cultura de Rio Acima, Patrícia Pimenta, conta que as goiabeiras são nativas nas matas da região, sendo cultivadas também por agricultores familiares. A colheita da fruta, abundante na região, é feita manualmente nas árvores do pomar das casas ou em sítios próximos. “Não existem plantações grandes. Trata-se de uma cultura alimentar do município. O fruto orgânico é colhido nos campos e utilizados há anos pelas famílias para a produção artesanal de doces. São receitas passadas de geração em geração. Os principais produtos são a goiabada cascão e em compota e os licores”, disse a secretária, que faz parte de uma família de produtores da cidade. Dezenas de famílias moradoras da Vila Santeiro já preparam cerca de duas toneladas de produtos derivados da fruta.  A variedade é enorme. Há goiabada tradicional e cascão, em barra e pote, compota, biscoitos casadinhos, sorvetes, bolos, geleias, ketchups e licores.

Patrícia Pimenta acredita que o festival, além de estimular o turismo no munícipio, vai criar um ambiente para o maior reconhecimento da gastronomia local. “O nosso doce de goiaba tem o registro de bem imaterial no município. Queremos agora o reconhecimento pelo Estado. É preciso promover um ambiente de negócios e levar o produtor a reconhecer a sua importância”, diz a secretária, lembrando que, para isso, a prefeitura desenvolve o Programa Rio Acima Produz, em que estão cadastrados 79 produtores de goiabas.

Durante o festival, a Prefeitura de Rio Acima promoverá também uma ação de valorização do meio ambiente e da sustentabilidade, com a distribuição de duas mil mudas de goiabeira, ajudando a promover a manutenção da flora ribeirinha e a continuidade de alta produtividade do fruto.

Encantos de Rio Acima

Além de curtir o Festival da Goiaba, o visitante poderá conferir os encantos de Rio Acima. Entre o turismo, a gastronomia e a cultura, a cidade é um verdadeiro mar de oportunidades a serem desbravadas.  Rio Acima é famosa pelas cachoeiras e nascentes, com destaque para a Cachoeira Dona Chica, a Cachoeira do Índio e a Cachoeira do Viana, daí o carinhoso apelido de “Cidades das Águas”.

São 84 cachoeiras conhecidas que formam a grande “caixa d’água” da região metropolitana de BH. A praça onde irá acontecer o festival abriga uma cascata artificial que representa as cachoeiras da cidade, sendo um ponto turístico de Rio Acima. A cidade integra o circuito Estrada Real por meio do trajeto que liga Santa Bárbara e Ouro Preto.

Além disso, 100% do território da cidade está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA Sul), que comporta 14 municípios da Grande BH, um verdadeiro reduto de educação, preservação e proteção ambiental. A área possui uma das maiores extensões de cobertura vegetal nativa contínua de Minas Gerais, abrangendo as regiões conhecidas como Caraça e Gandarela, com suas matas úmidas de fundos de vales e as matas de altitude, além de grandes formações rochosas. Em termos de biodiversidade, estas características possuem um valor inestimável.  Além disso, a cidade é integrada ao circuito Estrada Real, por meio da estrada que liga Santa Bárbara e Ouro Preto.

Confira a programação de shows: 

 Sexta 28/04

  • 19h-Alisson e Denilson
  • 21h Comiketo
  • 23h Grupo Revelação.

Sábado 29/04

  • 19h Carícia
  • 21h Tykerê
  • 23h Rapazolla

Domingo 30/04

  • 10h Cezar Magalhães
  • 12h Pablo Só Samba
  • 14h Insanu
  • 16h Putz Grilla
  • 18h Apresentação de dança da Academia Art´s
  • 21 h Marcelinho de Lima
  • 23h Fundo de Quintal

Segunda 01/05 – feriado Dia do trabalhador

  • 10h Chukaka – Programação infantil
  • 12h Show Folia Encantada
  • 14h CaipiRio
  • 16h Lô Borges
  • 18h Cogumelos Derrapantis
  • 21 horas Banda 14 Bis

Por Redação
Foto: Divulgação PMRA

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas