Espaço Cidadania: João Marcelo vai empurrar o problema dos moradores de rua do Rosário para o Matadouro
Por Thiago Carvalho: Boa segunda-feira, meus leitores! Acordo Nova Lima esta semana com mais uma ideia imbecil ...
Moradores de Belo Horizonte receberam alertas sonoros e mensagens em seus celulares neste domingo (1º), como parte dos testes do sistema Defesa Civil Alerta, desenvolvido pelo governo federal para sinalizar riscos de desastres naturais. O sistema, que será oficialmente ativado no Sul e Sudeste na próxima quarta-feira (4), funcionará por meio de envio automático de notificações para dispositivos com tecnologia 4G e 5G, mesmo sem cadastro prévio ou créditos
Além da capital mineira, moradores de municípios vizinhos como Nova Lima e Sabará também relataram o recebimento dos alertas ao Jornal Minas. Vários frequentadores do BH Shopping informaram o fato à redação no momento. Segundo a Defesa Civil, isso ocorre devido à proximidade das torres de sinal de telefonia celular que abrangem áreas limítrofes. Na rede social X, centenas de moradores publicaram a mensagem recebida, seguida de um texto com sustos, alívio e alguns memes.
Durante o teste, os aparelhos vibraram e emitiram um sinal sonoro contínuo de aproximadamente 10 segundos, mesmo em modo silencioso. A mensagem exibida alertava:
“Alerta extremo. Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de Emergência em BELO HORIZONTE/MG. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA.”
A tecnologia, criada pela Defesa Civil Nacional e pela Anatel, tem como objetivo complementar os sistemas existentes de emergência. Com essa ferramenta, esperamos reduzir os impactos de eventos críticos, como alagamentos, deslizamentos e vendavais, informou a Prefeitura de Belo Horizonte em nota.
O sistema Defesa Civil Alerta trabalha com dois tipos de notificações:
A iniciativa é parte de uma estratégia nacional para fortalecer a prevenção e resposta a desastres, utilizando a rede de sinal de telefonia celular para alcançar milhões de brasileiros.
Por Jorge Marques
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário