Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...
Moradores de Belo Horizonte receberam alertas sonoros e mensagens em seus celulares neste domingo (1º), como parte dos testes do sistema Defesa Civil Alerta, desenvolvido pelo governo federal para sinalizar riscos de desastres naturais. O sistema, que será oficialmente ativado no Sul e Sudeste na próxima quarta-feira (4), funcionará por meio de envio automático de notificações para dispositivos com tecnologia 4G e 5G, mesmo sem cadastro prévio ou créditos
Além da capital mineira, moradores de municípios vizinhos como Nova Lima e Sabará também relataram o recebimento dos alertas ao Jornal Minas. Vários frequentadores do BH Shopping informaram o fato à redação no momento. Segundo a Defesa Civil, isso ocorre devido à proximidade das torres de sinal de telefonia celular que abrangem áreas limítrofes. Na rede social X, centenas de moradores publicaram a mensagem recebida, seguida de um texto com sustos, alívio e alguns memes.
Durante o teste, os aparelhos vibraram e emitiram um sinal sonoro contínuo de aproximadamente 10 segundos, mesmo em modo silencioso. A mensagem exibida alertava:
“Alerta extremo. Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de Emergência em BELO HORIZONTE/MG. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA.”
A tecnologia, criada pela Defesa Civil Nacional e pela Anatel, tem como objetivo complementar os sistemas existentes de emergência. Com essa ferramenta, esperamos reduzir os impactos de eventos críticos, como alagamentos, deslizamentos e vendavais, informou a Prefeitura de Belo Horizonte em nota.
O sistema Defesa Civil Alerta trabalha com dois tipos de notificações:
A iniciativa é parte de uma estratégia nacional para fortalecer a prevenção e resposta a desastres, utilizando a rede de sinal de telefonia celular para alcançar milhões de brasileiros.
Por Jorge Marques
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário