Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...

Com carisma interiorano, o prefeito de Raposos, Serginho da Bota, destacou-se ao pedir publicamente assistência aos munícipes após enfrentar a segunda enchente do Rio das Velhas em dois anos. Diferentemente dos grandes centros de arrecadação, a cidade de Raposos não possui recursos próprios para alavancar a recuperação pós-chuva. Dessa forma, entre a lama e o gabinete, Serginho conseguiu trazer à cidade o governador Romeu Zema, que visitou os principais pontos atingidos e anunciou recursos que vão abranger a cidade de Raposos, além de outras cidades no estado.
“É para ficar em casa neste momento, não é para mexer com nada. Temos pessoas ilhadas e tá todo mundo reclamando porque tá faltando bombeiro… nossa equipe teve que ir para Bicalho porque eles estão piores que a gente. Então, eu peço às pessoas que moram em cima para ajudar as pessoas que moram em baixo”. Veja o vídeo na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
O pedido de Serginho reverberou não só entre os órgãos públicos, mas trouxe visibilidade entre voluntários, influenciadores digitais e empresários que, após a gravação do vídeo, aumentaram a chegada de ajuda. Em conversa com o Jornal Minas, o prefeito diz que foi espontâneo; “Eu não uso muito essas coisas (internet), faço o trabalho do dia a dia, mas naquele momento eu vi a cidade debaixo d’água, somos um município com poucos recursos, né! Eu estava ajudando onde podia, o momento era de salvar vidas.” Serginho diz emocionado; “Era domingo de manhã, eu não dormia por dois dias, foi quando minha equipe sugeriu o vídeo. Gravei e fiquei até sem palavras, e para minha surpresa, como dizem os jovens, viralizou!” Conclui o líder do executivo, satisfeito por poder ajudar a cidade neste momento.
A devastação provocada pelas fortes chuvas no município, fez com que no dia 8 de janeiro, Serginho decretasse Estado de Calamidade, após ter 66% das casas da cidade afetadas pelas águas, inclusive a casa do próprio prefeito enfrentou alagamento. Após duas semanas da enchente que alagou a cidade de Raposos, a limpeza ainda não terminou. 30 mil toneladas de lama foram retiradas de ruas, casas e lojas na cidade.
Pelo menos 5 mil pessoas continuam desalojadas e 3 mil perderam as casas, no município. Os moradores estão em abrigos e creches da cidade.
Chegada dos recursos
Apressado em resolver os problemas da população atingidas pelas fortes chuvas o Prefeito Serginho da Bota recebeu o Governador Romeu Zema, no dia 14 de janeiro, que visitou as áreas críticas da cidade e anunciou recursos para cuidar dos quase 1 mil desabrigados e para que a reconstrução da cidade seja concluída o quanto antes.
Governador Romeu Zema visitou a cidade e comparou o que viu com uma guerra. “Um cenário de guerra é o que estamos assistindo aqui. Se a cidade talvez tivesse sido bombardeada, o estrago não teria sido tão grande (…)”, disse governador na época.
O prefeito Serginho da Bota cobra velocidade por parte do Governo do Estado. Ele ressaltou ainda que na última conversa que teve com o governador, pediu para liberar o auxílio o quanto antes. “Precisamos reduzir a burocracia para que esse dinheiro chegue mais rápido às pessoas. Elas estão precisando desse auxílio agora e não daqui a 90 dias, daqui a seis meses. Precisam agora voltar para casa, comer. A gente tem esperança que receba algum benefício que dê pelo menos para nossa população voltar a ter uma vida normal”, afirmou Serginho.
Por Gisele Maia
ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário