21/mar

Distribuição de sementes de feijão fortalece a agricultura familiar em Nova Lima

A Emater-MG e a Prefeitura de Nova Lima estão unindo esforços para apoiar a agricultura familiar no município. Na última semana, foram entregues 300 kg de sementes de feijão a 30 famílias de diferentes bairros da cidade

O plantio domiciliar de alimentos de qualidade e nutritivos pode gerar renda e garantir segurança alimentar para os moradores de Nova Lima. Com o objetivo de incentivar essa prática, a Emater-MG e a Prefeitura de Nova Lima têm desenvolvido uma série de medidas de apoio à agricultura familiar no município.

Na última quinta-feira (16), foram entregues 300 kg de sementes de feijão tipo carioca a 30 famílias de diferentes bairros de Nova Lima. Cada família recebeu um pacote de 10 kg de sementes, o que deve resultar em uma produção de cerca de 18 toneladas do grão. Os grupos familiares beneficiados pela iniciativa são acompanhados pela Emater-MG, por meio de convênio com a Prefeitura de Nova Lima.

Além da distribuição de sementes, a parceria entre Emater e Prefeitura também oferece cursos variados e assistência técnica individualizada e coletiva para os agricultores familiares. O objetivo é incentivar a produção de alimentos agroecológicos e sustentáveis e a comercialização dos produtos. A iniciativa também visa garantir que os consumidores tenham acesso a alimentos de procedência conhecida e de qualidade nutricional.

A agricultora Claudenice Ramos, do distrito de Macacos, é uma das beneficiadas pela assistência técnica oferecida pela Emater-MG. Em sua propriedade, a variedade de produção é grande e inclui frutas, verduras e legumes. Há 13 anos, a família de Claudenice recebe assistência técnica e insumos da Emater-MG para produzir alimentos sem agrotóxicos, tanto para consumo próprio quanto para comercialização. Boa parte da produção é destinada à merenda escolar de Nova Lima.

A parceria entre Emater-MG e Prefeitura de Nova Lima tem o objetivo de incentivar a agricultura familiar e a produção de alimentos de qualidade e nutritivos no município. Além da distribuição de sementes de feijão, a iniciativa inclui a oferta de cursos, assistência técnica e distribuição de insumos e ferramentas para os agricultores familiares. A produção de alimentos agroecológicos e sustentáveis e a comercialização dos produtos também fazem parte dos objetivos da parceria.

Por Gisele Mai
Foto: CONAB

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas