01/maio

Drone vai transportar amostras biológicas entre Nova Lima e Belo Horizonte

O laboratório Pardini inaugura a primeira rota regular de drone na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para transportar amostras biológicas. Com 100% de redução de CO2, a aeronave fará o transporte de materiais não contaminantes para análises clínicas, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica

O transporte aéreo não tripulado é inédito na RMBH e a iniciativa garante agilidade no transporte e diminuição da circulação de amostras dentro de um grande centro urbano. A aeronave sairá do Hospital Biocor, em Nova Lima, para o Bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte, o destino final é o Instituto Orizonti – onde tem um Núcleo Técnico Hospitalar do laboratório (unidade produtiva de processamento e análise). O trajeto será fixo, de segunda a sexta-feira, sob demanda, levando e trazendo amostras entre esses dois hospitais, que serão os pontos de apoio dessa logística. O drone poderá voar a cada uma hora e a rota de 5 quilômetros é feita em 10 minutos, enquanto de carro seriam gastos 25 minutos, podendo chegar a uma hora, em horário de pico.

Com a substituição da rota rodoviária pela aérea, cerca de 200 a 250 Kg de gás carbônico deixarão de ser lançados na atmosfera por mês. Além disso, é importante considerar a retirada de veículos das ruas, aliviando o trânsito da cidade e reduzindo a possibilidade de acidentes. Este é mais um avanço operacional para a aviação, que pode revolucionar a logística na saúde nos próximos anos, trazendo mais eficiência em termos de custo e tempo de transporte, além de apresentar menor impacto ambiental.

Por: Jorge Marques
Foto: Ilustrativa

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas