16/jan

Duas barragens em Nova Lima seguem em nível máximo de emergência, aponta ANM

Três barragens de minérios em Minas Gerais seguem em risco máximo de emergência, destas, duas estão na cidade de Nova Lima, com potencial de ruptura iminente. A avaliação vem de técnicos da Agência Nacional de Mineração, que sobrevoa diariamente o estado de Minas Gerais, afetado nas últimas semanas por fortes chuvas.

Das três barragens com risco máximo, duas pertencem à Vale: a Sul Superior, em Barão de Cocais, e a B3/B4, em Nova Lima. A terceira estrutura, conhecida como Dique Lisa, pertence à francesa Vallourec, mas também está localizada em Nova Lima.

Um relatório da última quinta-feira (13) apontava que ao menos outros nove diques e barragens seguem em um risco elevado, considerado “nível 2”, e   outras 28 estariam em “nível 1”. A maior parte das estruturas comprometidas pertence à Vale.

Por conta das chuvas que atingem o estado na última semana, diversas construções deste tipo estão sob atenção das autoridades. No caso mais grave, o dique de contenção de sedimentos da Mina Pau Branco, em Nova Lima, se rompeu com as fortes chuvas. Apesar do incidente não ter deixado mortos, a Vallourec, dona da mina, foi multada pelo governo estadual em R$288 milhões.

Por Redação

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas