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“É preciso oferecer infraestrutura para o transporte público”, afirma Wesley de Jesus

O trânsito caótico é um dos pontos de estresse enfrentados pela sociedade moderna. O tempo perdido em trajetos para o trabalho, academia, faculdade e cursos é um ruído diário para a população das regiões urbanizadas e densas de Minas Gerais. Em Belo Horizonte é possível ficar parado no trânsito por horas. Em horário de pico, é certeza. A região metropolitana da capital tem dezenas de gargalos que impedem a fluidez segura das pessoas e automóveis.

Um trecho curto, que dentro da normalidade gastaria três minutos de trânsito, entre o bairro Vila da Serra, em Nova Lima, e o BH Shopping, pode demorar até duas horas no período das 15h e 19h. Uma realidade urbana que atrapalha o fortalecimento das cidades. Não cuidar desse tema é prejudicar o desenvolvimento do comércio, da cultura, da indústria e a qualidade de vida das pessoas. Um desgaste tão intenso que tem mudado até o sentido da palavra urbana – que indica cordialidade – para o extremo oposto: rude. Não à toa, as cidades têm levado a fama de turbulentas.

Abreviar distâncias, descomplicar a mobilidade com o menor custo possível para população e para os aparelhos públicos ou privados é uma maneira inteligente de governar. O investimento em um trânsito que funciona dentro de uma infraestrutura favorável, baseada em logística, é fonte de riqueza para todos, de maneira que o ambiente se torna aprazível, oposto ao que nasce de um bom e diário congestionamento.

Nesse sentido, Nova Lima é crucial não apenas para os residentes, mas para um importante contingente de pessoas e interesses. Cortada por uma rodovia federal, a BR-040, e uma estadual, a MG-030, limítrofe da capital de Minas Gerais, com acesso para o Anel Rodoviário, ou seja, vias vitais para conexões à toda Região Metropolitana de BH e aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é imprescindível que a entrada e a saída de Nova Lima sejam múltiplas, fluídas e sem gargalos. Uma condição ainda precária.

Wesley de Jesus prioriza mobilidade urbana

O advogado e candidato a deputado estadual, Wesley de Jesus (PP), tem como plataforma de trabalho a mobilidade urbana, ele lembra que outra ponta solta no que diz respeito à mobilidade é o valor do transporte público. É essencial que seja leve para as pessoas transitarem a trabalho, passeio, para cuidados de saúde, para as compras, estudo etc. É preciso que as ruas e o custo do transporte agreguem o maior número de pessoas para que a prosperidade das regiões, cidades e estados aconteça. “A Assembleia Legislativa de Minas Gerais é um espaço essencial para que temas como mobilidade urbana sejam tratados. Estarei firme nesse sentido e tenho propostas concretas”, conta o candidato a deputado estadual Wesley de Jesus.

Wesley aposta na reativação das rodovias por meio de parcerias público-privada e no fomento do transporte de passageiros e para o escoamento de produtos. “A riqueza de um povo não é o dinheiro que se tem no bolso e sim a capacidade de produção. Minas é um produtor excelente e, no Brasil, o solo frutifica. É preciso oferecer infraestrutura para o transporte de pessoas e de carga, para que a prosperidade se estabeleça. Em meu mandato, vamos agir com inteligência e expertise sobre o tema”, explica o candidato.

Firmeza no trabalho de fiscalização sobre as vias pedagiadas, para que recebam infraestrutura e manutenção necessárias, como por exemplo, a MG-050; empreender esforços pela melhoria do transporte público, primando pela logística e garantia do cumprimento dos horários; defender o retorno dos trocadores de ônibus e criar o passe integração, para unificar as passagens entre os transportes municipal e intermunicipal são ações programadas por Wesley. “Mobilidade urbana não me deixa dormir”, brinca.

Por Lucas Mendes

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