01/dez

Eleições para diretoras escolares engajam pais, professores e alunos em Nova Lima

No dia 12 de dezembro, a população de Nova Lima terá a oportunidade de escolher quem estar à frente das escolas municipais. Nas redes sociais os candidatos e a população mostram-se engajados nos rumos da gestão educacional com publicações, santinhos digitais, propostas e tudo o que um processo democrático exige.

Ao todo 21 unidades de ensino serão contempladas pela votação dos diretores neste ano. Lembrando que os casos das escolas municipais: José Brasil Dias, Dulce Santos Jones e Harold Jones é atípico, já que não houve candidatas inscritas na seleção uma exigência prevista no edital para a participação da comunidade, nesses casos cabe a indicação do Poder Executivo, conforme previsto pela Lei Municipal 2298/2012. Já, na: CEI Professor Cássio Magnani, E.M Urcino do Nascimento e Escola Municipal Emília de Lima, de Ensino Fundamental (George Chalmers) estão em processo de autorização, por isso, não participaram do processo.

Veja a lista completa de candidatas AQUI

Processo eleitoral

São 39 candidatas aptas para participar da segunda fase da seleção neste ano. A votação acontecerá em cada escola participante, os interessados devem comparecer ao local entre 08h e 17h serão cumpridos os protocolos de higiene e distanciamento vigentes no município para a prevenção à Covid-19, também contaremos com apoio da Guarda Municipal para segurança no espaço.

O voto é direto, secreto e facultativo cada escola contará com urnas de lona cedidas pelo TRE, garantindo a seriedade e transparência na eleição.

Após o período de votação, acontecerá a apuração dos votos aquele que obtiver o maior número de votos será considerado eleito. Em caso de empate, será eleito o candidato que tiver mais tempo na rede municipal, persistindo o empate, assumirá aquele de maior idade. Caberá à Subcomissão Eleitoral o encaminhamento do resultado preliminar para divulgação em órgãos oficiais da prefeitura (site e redes sociais).

Quem pode votar:

  • Professores, inclusive, aqueles que estiverem se candidatando;
  • Demais servidores da escola;
  • Estudantes maiores de 16 anos das unidades escolares regularmente matriculados;
  • Um dos pais ou responsável legal pelo estudante menor de 16 (dezesseis) anos regularmente matriculado.

Locais de votação:

Além das Escolas Municipais, os colégios eleitorais são;

  • CEI Maria da Conceição Taveira Corrêa;
  • CEI Nancy Romani Duarte;
  • CEI Maria de Lourdes Scoralick Serreti;
  • CEI Nize Conceição Silva Ribeiro;
  • Creche Lar da Esperança (Casa de Nazaré);
  • Creche Menino Jesus (no George Chalmers).

Por Gisele Maia
Fotos: Divulgação/Redes Sociais

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas