Caminhoneiro é condenado a 19 anos por morte de criança de Raposos em briga de trânsito
O caminhoneiro Igor Bezerra de Lima, de 44 anos, foi condenado pelo Tribunal do Júri de Contagem a 19 anos e
Nesta terça-feira (23), homens que se passavam por funcionários da Caixa Econômica Federal foram presos durante uma tentativa do golpe de cartão de crédito. O flagrante aconteceu em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima.
Crime bem arquitetado
Segundo a filha de uma das vÃtimas, o delito foi muito bem planejado. Por meio de uma falsa central telefônica, uma mulher que se passava por atendente do banco, entrou em contato informando que o cartão do seu pai estava sendo utilizado em compras e que poderia ter sido clonado. Na ligação, ela informou que em uma da tentativas, havia dado senha inválida mas, na segunda, a transação foi efetuada. Ainda de acordo com a suspeita, isso chamou a atenção da instituição, e por esse motivo, ela estava entrando em contato com o proprietário do cartão. Em seguida, a atendente orientou que a vÃtima entrasse em contato com a central do banco para dar continuidade ao procedimento de cancelamento do cartão, informando um número falso.
A moradora relata que ao ligar para o número informado, ela percebeu que o atendimento era bem semelhante ao da central da Caixa, inclusive o menu de opções da secretária eletrônica. Por esse motivo, ela não desconfiou e seguiu as instruções do atendimento eletrônico que pedia para ela digitar os números do cartão, a senha e, ao final, o número 4. A desconfiança surgiu quando ao final da ligação, a telefonista orientou que ela quebrasse o cartão e colocasse o chip dentro de um envelope, que seria recolhido por um motoqueiro que se dirigiria ao local. Esse fato, gerou a suspeita de outro filho da vÃtima que estava a par da conversa.
Dessa forma, ele prontamente se deslocou até à agência bancária para solicitar informações à gerência que, ao ouvir o relato, identificou a fraude e chamou imediatamente a PolÃcia Civil. Enquanto o irmão estava na agência, a filha da vÃtima ainda continuava na ligação e, para ganhar tempo, enganou atendente ao fingir procurar um envelope para envio do chip. Pouco tempo depois, chegaram os supostos funcionários da Caixa para buscar o chip.
Essa não foi a única tentativa de golpe da quadrilha. Outra vizinha também estava sendo aliciada no mesmo instante e, por isso, também aguardava o recolhimento do seu envelope. Ao descobrir que se tratava de um golpe, a senhora começou a chorar assustada.
Quadrilha suspeita
A PolÃcia Civil efetuou a prisão dos elementos durante o ato ilÃcito no local. Os estelionatários estavam bem paramentados com crachás, inclusive com cordão estilizado com a logo do banco. Outro detalhe que chamou a atenção foi o carro do ano em que chegaram que, segundo a vÃtima, parecia ser de luxo, modelo 2020/21.
A Policia Civil de Minas Gerais segue a investigação da tentativa de golpe, que possivelmente tem associação com outros crimes similares praticados em cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.
A reportagem do Jornal Minas entrou em contato com a assessoria de imprensa da PolÃcia Civil, mas até o fechamento desta matéria não havia divulgado nota sobre o crime.
Por Roberto Márcio
Siga Jornal Minas nas redes sociais
Facebook Instagram Twitter WhatsappÂ
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário