16/out

Evento em Nova Lima mostra os avanços da mobilidade elétrica

Cada vez mais próxima de nós a eletrificação dos veículos aponta o caminho para mobilidade com emissão zero de poluentes. Ainda que seja uma realidade, o público em geral ainda carece de mais informações sobre essa decisiva transformação que estamos vivendo. Com a finalidade de esclarecer tudo o que cerca esse universo irá acontecer, entre 22 e 30 deste mês, o maior evento de mobilidade elétrica do Brasil. Abrangente, a proposta vai muito além de palestras e exposição estática, os visitantes também poderão pilotar carros, motos, patinetes, diciclos e monociclos elétricos lançamentos de grandes marcas nacionais e internacionais. Também estará disponível para teste-drive o caminhão urbano VW e-delivery lançamento 100% brasileiro da Volkswagen.

Semana eletrizada

O evento terá duração de uma semana, com uma intensa programação que acontecerá em Nova Lima (em Alphaville, e no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima), em Belo Horizonte (no Expominas) . Denominado como Ampere “Ecossistema de Mobilidade Elétrica do Brasil”, um dos palestrantes será o piloto de carro elétrico mineiro, o automobilista Sérgio Sette Câmara. De acordo com pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), se hoje a participação de carros elétricos e híbridos nas vendas se aproxima dos 2%, no caso do segmento de leves, a previsão é que em 2030 eles representem de 12% a 22% dos emplacamentos totais. Ou, ainda, entre 32% e 62%, dependendo do rumo que o setor tomar no país.

Test drive no primeiro caminhão 100% elétrico brasileiro da VW

A expectativa é de uma completa imersão sensorial com palestras e seminários híbridos, exposição de produtos no espaço físico ou experiência 3D; e até teste drive de alguns veículos elétricos na Pista de Micromobilidade Elétrica, promovendo experiências 360 graus para o público no espaço físico e também online no canal eventoampere. Um dos pontos altos do evento será no Expominas, entre os dias 27 e 30 de outubro, onde será disponibilizado para o público um circuito para testes de veículos elétricos dentro do estacionamento do centro de convenções. O público poderá agendar gratuitamente um teste drive de 15 minutos no caminhão urbano. Para agendar basta acessar o link disponível no site para adquirir o ingresso e clicar na aba de agendamento do teste drive gratuito.

Alphaville

Nos dias 23 e 24 de outubro o Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima irá receber uma exposição de veículos elétricos com acesso gratuito para os visitantes, além de uma pista para teste drive em patinetes, motos e carros elétricos. Já nos dias 24 e 25 de outubro o público terá a oportunidade de dirigir motos elétricas que estarão disponíveis de forma gratuita por meio de cadastro de um aplicativo e fazer um tour pela cidade para conhecer o desempenho do veículo e desfrutar dessa vivência ímpar.

Desafio Intermodal com piloto Sérgio Sette Câmara

No dia 27, às 16h, no Expominas, acontece o Desafio intermodal com a presença do piloto de carro elétrico, o automobilista Sérgio Sette Câmara, padrinho da ação que apoia o projeto, compartilhando suas experiências. Nesse desafio, será medida diariamente a emissão de carbono  dos veículos no evento. “Todos os dias iremos medir e divulgar a quantidade de carbono que deixamos de emitir no meio ambiente por meio dessas iniciativas tecnológicas e sustentáveis”, reforça Leonardo. Às 18h15, ainda no Expominas, acontece o painel Evolução dos Veículos Elétricos em competições e Mobilidade Urbana Mundial com Sérgio Sette Câmara e Luciano Kafure – Associate Director Head of Marketing Volkswagen Caminhões e ônibus.

Cases de mobilidade elétrica e investimentos

O objetivo do evento é discutir soluções sustentáveis e tecnológicas para o grave problema que o planeta vem enfrentando, como por exemplo, o alto nível de emissão de CO2, trazer soluções para melhorar a mobilidade urbana e apresentar práticas tecnologicamente desenvolvidas por empresas na área ambiental e matrizes energéticas que já vêm sendo utilizadas nas cidades do futuro. Na abertura, no dia 22 de outubro, às 17 horas, no Ouro Minas Palace Hotel, o CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Munõz, e pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Nova Lima, serão abordados temas como o investimento da Bravo Motor em uma fábrica em Nova Lima, Minas Gerais e suas expectativas em relação ao mercado.

Abertura

No sábado, dia 23, das 13 às 21h, será realizada a abertura da Semana da Mobilidade Elétrica, em Alphaville. No dia 25, será apresentado o painel online “As implicações da mobilidade elétrica no cotidiano” que tem a palestra “O futuro da mobilidade elétrica no Brasil, ministrado pelo Coordenador Geral da PNME do Laboratorio de Mobilidade da UFRJ, Victor Andrade. No período da noite acontecerá uma palestra de mobilidade elétrica no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, ministrada pelo Piloto Sérgio Sette Câmara de tema “Evolução dos veículos elétricos em competições e mobilidade urbana atual”.

Experiência

Nos dias 27, 28, 29 e 30 de outubro, no Expominas, além das palestras, o evento irá contar com uma extensa programação de experiência para o público. Um dos pontos altos do evento que promete atrair os olhares de várias gerações é o espaço Maker Moment desenvolvido para simular a construção de produtos elétricos como carros, veículos de transporte, scooters e micro mobilidades como patinetes, skates, bicicletas entre outros e que irá proporcionar uma experiência ímpar para os participantes que poderão coparticipar desse processo de forma extremamente realista. Os olhos curiosos do público irão contemplar também intervenções culturais que permeiam todo o evento com pinturas, desenhos, grafite e apresentações musicais, tornando essa experiência sensorial ainda mais ímpar. O espaço Inside Arena também promete ser um dos locais mais visitados, pois o público poderá conhecer em detalhes os produtos em exposição ou participar de apresentações em 3D acompanhados por especialistas.

Serviço

Para participar basta fazer a inscrição gratuita pelo site www.eventoampere.com.br.

Por Redação

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas