Profissionais da educação de Nova Lima denunciam atraso de pagamentos e irregularidades em contratações
Por Thiago Carvalho – Boa noite, meus leitores! Relatarei a seguir mais um descaso com os profissionais
Espaço terá programação especial entre 5 e 7 de janeiro com atividades para crianças e adultos aproveitarem o período do recesso escolar em meio à natureza
O Centro de Educação Ambiental (CEA) da AngloGold Ashanti, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está com uma programação cheia de atrações especiais para toda a família aproveitar o período do recesso escolar. Com o mote Férias na Natureza, o espaço abrirá os portões entre 5 e 7 de janeiro para oferecer atividades lúdicas, passeios, oficinas, dinâmicas e exercícios físicos que vão envolver desde crianças até pessoas da terceira idade.
A abertura da programação será às 9h da sexta-feira, (5/01), e vai até 16h, quando serão oferecidas visitas nas ecotrilhas, desenhos para colorir, e uma atração especial: o ecocineminha, com exibição de filmes. Já a partir das 17h30, e até 20h, o público poderá desfrutar de uma atividade fascinante que é fazer uma trilha na Mata Samuel de Paula, onde o CEA está localizado, no período noturno. No sábado (06/01), entre 9h e 10h30, pessoas da terceira idade são convidadas a participar de atividades físicas preparadas especialmente para esse público. No mesmo dia, entre 9 e 16h, também haverá visita nas ecotrilhas, jogos e atividades de pintura e desenho para a criançada.
Interessados em conhecer um pouco mais sobre os projetos de inovação desenvolvidos no CEA terão a oportunidade de participar de uma dinâmica de sustentabilidade ambiental a partir das ferramentas tecnológicas que a AngloGold Ashanti dispõe no local. A atividade será realizada às 10h e às 14h do sábado.
No domingo, a manhã promete ser de muito conhecimento e diversão. De 10h às 13h, haverá o Papo Animal, uma atividade de conscientização sobre a importância dos animais; entre 10h30 e 11h30, é a vez da flora, com uma oficina específica para o tema; de 11h a 11h30 haverá resgate de brincadeiras antigas e, de 11h30 às 12h, o Ecocineminha fecha a programação.
Para deixar o passeio ainda mais divertido, haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão doce para os visitantes nos dois dias do fim de semana (6 e 7/01).
Outra novidade que o CEA vai apresentar, no dia 06/01, será a inauguração da lanchonete e da loja de souvenirs, com produtos que levam a marca do CEA. Os dois espaços vão oferecer mais conforto e qualidade à visita, além de permitirem que as pessoas possam levar uma lembrança da passagem pelo centro de educação ambiental que é um verdadeiro oásis em Nova Lima.
Supervisor de Educação Ambiental da AngloGold Ashanti, Diego Pereira, explica que “toda a programação foi pensada para permitir aos visitantes a oportunidade de se integrarem ao meio ambiente, vivenciar práticas lúdicas e educativas durante o período das férias.”
O CEA está localizado no interior da Reserva do Patrimônio Particular Natural (RPPN) Mata Samuel de Paula e funciona como espaço de interações e vivências socioambientais, de práticas sustentáveis e de preservação ambiental. A unidade de conservação ambiental possui uma área de aproximadamente 147 hectares, o que corresponde a cerca de 205 campos de futebol de um dos mais preciosos e ameaçados biomas brasileiros, a Mata Atlântica.
Aberto ao público e visitantes a possibilidade de aprender sobre a rica biodiversidade e a importância da preservação desse ecossistema único, bem como de se exercitarem, participarem de trilhas interpretativas, atividades socioambientais, caminhadas ao ar livre, exposições temáticas, palestras e oficinas práticas. Através dessas experiências, eles podem compreender melhor a interconexão entre os diversos elementos do ecossistema, promovendo uma apreciação mais profunda e um compromisso ativo com a conservação.
Em 2023, o CEA chegou ao seu 23º aniversário, se consolidando como referência em preservação ambiental e mantendo importantes números do ecossistema ambiental: preserva 510 espécies de plantas, mais de 220 espécies de aves, 45 de mamíferos, 38 de anfíbios e 22 tipos de répteis. Ao longo dessas mais de duas décadas, a unidade recebeu cerca de 273 mil visitantes para atividades socioambientais, o que representa uma média de 11 mil pessoas por ano. Em 2023, esse número chegou a 16 mil visitantes.
Além de guardar essa diversidade de fauna e flora, o CEA também se tornou um espaço de projetos-chave para avançar rumo ao carbono zero. A unidade já possui 100% da energia consumida de forma sustentável, sendo 95% de fonte solar (por meio de placas fotovoltaicas) e 5% restantes por meio de geração hidrelétrica elétrica zero carbono certificada. Além disso, possui biodigestor para resíduos orgânicos e sistema de reaproveitamento de água de chuva. Todas as iniciativas caminham rumo à meta da AngloGold Ashanti que é de zerar, até 2050, a emissão de gases de efeito estufa.
Além das fontes de energia limpa, uma das iniciativas presentes no CEA é a plataforma educativa, que oferece uma visão ampliada sobre o bioma da Mata Atlântica e permite conhecer cada detalhe da RPPN Mata Samuel de Paula. Com ajuda da tecnologia, a população pode saber, por exemplo, qual a quantidade total de carbono armazenado na unidade, ou seja, qual é a contribuição da floresta para a redução da emissão desse gás na atmosfera.
Atualmente, são 23.127,69 toneladas de carbono armazenadas na reserva, o que equivale à quantidade de gás carbônico liberada em mais de 90 mil viagens de carro (4.120 km) de Porto Alegre (RS) a Rio Branco (AC). A plataforma foi desenvolvida em parceria com a startup BioFlore e pode ser acessada pelo link: https://apps.bioflore.com.br/flore-viewer-aga.
SERVIÇO:
Por Redação
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário