21/jan

Fundada em Nova Lima, Rádio Itatiaia completa 70 anos

Em junho de 1951 o radialista Januário Laurindo Carneiro fazia a primeira transmissão da Rádio Itatiaia diretamente do Edifício Ouro, em Nova Lima. A estação nasceu com 100 watts, a menor potência permitida por lei, muito baixa para quem quisesse conquistar algum ouvinte. A frequência era a pior possível: 1580 khz, no finalzinho do dia. Ninguém poderia imagina que aquela pequena emissora de Nova Lima pudesse se tornar uma das redes de comunicação mais sólidas do país.

Mas foi o que aconteceu. A Itatiaia cresceu, se agigantou. Desde 1996 opera via satélite, com cerca de 60 emissoras afiliadas, cobrindo 94 por cento do território mineiro. Foi a primeira rádio a manter a programação 24 horas no ar; a utilizar satélite para transmissões internacionais; a transmitir Copas do Mundo e Olimpíadas com equipe própria e canal independente. Possui os melhores e mais modernos equipamentos de transmissão e tratamento de som e pode ser ouvida pela internet, pelo celular, pela TV a cabo, nos canais de rádio da Sky Net e Embratel, com abrangência que permite seu acesso em qualquer parte do mundo.

Com foco direto no esporte, jornalismo e prestação de serviços a Itatiaia possui público fiel e audiência recorde. Tanto que ganhou por 13 anos consecutivos do Top Of Mind como a rádio mais lembrada pelos mineiros. Hoje a emissora se posiciona entre as 5 mais importantes do Brasil.

Venda da Rádio

Em maio de 2021 passou a fazer parte do grupo empresarial comandado por Rubens Menin. Desde 1º de julho do mesmo ano é presidida por Diogo Gonçalves, que substitui no comando o jornalista Emanuel Carneiro, que esteve à frente da emissora desde 1994, após a morte do seu irmão Januário Carneiro.

Com programação voltada para jornalismo, esportes, prestação de serviços e entretenimento, a Itatiaia está sempre presente na cobertura dos maiores fatos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.

A programação integral da rádio é retransmitida pelos canais 411 da Sky, 300 da NET e 319 da Claro TV, além de poder ser acessada de qualquer lugar do mundo através da Internet, pelo www.itatiaia.com.br. A emissora também pode ser ouvida por meio de aplicativos para smartphones e outros dispositivos móveis.

Por Gisele Maia

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas