Justiça requer certificação de inquérito policial sobre compra de votos em Nova Lima
Por Thiago Carvalho – Boa noite, leitores! Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida ...
Conhecido por seu humor simples e irreverente, o influencer digital de 71 anos, Sebastião Fernandes Filho, mais conhecido como Tião Bruto Sistemático, de Cana Verde, no sul do estado, agora empresta sua popularidade para uma causa importante: a prevenção de golpes virtuais. Em parceria com a PolÃcia Militar de Minas Gerais, Tião é o rosto da campanha “Se deu dúvida, é golpe”, lançada no último dia 17, com foco em conscientizar a população, especialmente os idosos, sobre fraudes online
A campanha, de abrangência estadual, visa orientar os cidadãos sobre as diversas formas de golpes que vêm se proliferando pela internet. Entre os principais alvos dos criminosos estão práticas de estelionato como transferências Pix erradas, promoções falsas, atendentes bancários fraudulentos e boletos adulterados. De acordo com a PMMG, a campanha conta com spots de rádio, vÃdeos, outdoors e cartazes com dicas de segurança, que serão distribuÃdos nas regiões mineiras.
O trabalho da PM, porém, vai além da divulgação de orientações preventivas. No âmbito do serviço de inteligência, a polÃcia ampliará os esforços para identificar suspeitos de praticarem fraudes cibernéticas. A campanha inclui ainda operações direcionadas, que seguirão um Procedimento Operacional Padrão em elaboração pela corporação, com foco nos crimes digitais.
Tião Bruto Sistemático, como é conhecido nas redes, é fenômeno de popularidade, acumulando mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais. A cidade de Cana Verde, segundo o Censo 2022, tem 5.272 habitantes, um contraste marcante com a base de fãs de Tião, que é 3 milhões de seguidores.
Os vÃdeos de Tião, gravados majoritariamente no bar onde trabalha, atraem seguidores pelo retrato autêntico da vida no campo e pelos bordões descontraÃdos como “Xepo,” “Lepo,” “Oua,” e “Vorta”. A simplicidade e o humor do influencer ganharam um público fiel, que acompanha cada postagem e visita à espera de suas expressões únicas. Na nova campanha da PM, ele assume o papel de conscientizador, levando seu estilo caracterÃstico para alertar sobre os riscos dos golpes virtuais.
Por Gisele Maia
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário