26/maio

João Marcelo implementa política econômica liberal e atrai investidores para Nova Lima

Nesta terça-feira (25) o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania) assinou o Decreto Municipal de Liberdade Econômica, passando a estar em consonância com uma importante iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, que reduz a burocracia e os entraves para a criação e o desenvolvimento dos empreendimentos. A norma visa garantir aos empreendedores locais a simplificação do exercício de qualquer atividade econômica, assim como já ocorre em outros municípios, independentemente de autorização de órgãos públicos, com exceção dos casos previstos em lei. No total, 642 atividades econômicas se enquadram no quesito.

Investimentos

Prefeitura de Nova Lima e a Bravo Motor Company do Brasil assinaram, memorandos de entendimentos para a instalação do Parque Industrial Colossus Cluster e de implantação do sistema de transporte público elevado na cidade. O evento foi realizado na Fundação Dom Cabral, escola de negócios parceira no desenvolvimento e fomento à inovação, localizada no Alphaville Lagoa dos Ingleses. A chegada dos empreendimentos, que receberão um investimento de aproximadamente R$ 25 bilhões, é resultado da estratégia de diversificação econômica da cidade, com a atração de empresas sustentáveis e inovadoras.

Para o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, o acordo representa um marco na história do município e do estado. “Em mais de 320 anos, hoje será marcado como o dia em que Nova Lima se inseriu na vanguarda da inovação mundial.  Teremos a primeira fábrica de carros elétricos da América Latina instalada na nossa cidade”, explicou. As condições oferecidas por Nova Lima foram determinantes na escolha pelo município.

A estimativa é que mais de 10 mil empregos diretos sejam criados nos próximos anos com a instalação da planta industrial que será referência mundial. “Acreditamos que a partir do diálogo, inovação e integração teremos melhores condições para superar os nossos maiores desafios e, ao final, contribuir para que Nova Lima seja uma cidade com mais e melhores oportunidades para todas e todos”, complementou o prefeito. O início das obras está previsto para o quarto trimestre de 2021, enquanto o começo da produção deve ocorrer a partir do primeiro trimestre de 2023.

O acordo também foi celebrado pelo vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, uma das autoridades presentes à solenidade.  “A Bravo significa o futuro, a ciência, tecnologia, sustentabilidade e cooperação. Nova Lima, que tem toda uma tradição na mineração, agora, também é o futuro”, declarou.

Parque Industrial Colossus Cluster Nova Lima

A instalação do Parque Industrial Colossus Cluster ocorrerá na região noroeste da cidade, próximo à BR-040 (uma das principais rodovias do país), e prevê a fabricação de veículos e motores elétricos, células e packs de baterias, sistemas de armazenamento, dentre outros equipamentos utilizados no transporte compartilhado. Os veículos elétricos produzidos no Colossus Cluster Nova Lima terão como principal aplicação o transporte compartilhado, podendo ser produzidos diversos modelos, dentre eles, ônibus, vans e carros de pequeno porte. Eles utilizarão tecnologia de última geração, tais como algoritmos de Inteligência Artificial, proporcionando maior conforto, agilidade e segurança aos usuários.

Sistema Bondi de transporte público

O Sistema Bondi utiliza infraestrutura inteligente para o transporte público de pessoas, bens, energia, água e dados de forma eficiente, por meio de fontes de energia renováveis, sem causar impactos ao meio ambiente. Trata-se de uma estrutura aérea, de baixo custo, quando comparada a outros sistemas de transporte público, que ocupa pouco espaço e é capaz de gerar energia para seu próprio consumo, além de fornecer o excedente produzido para utilização do município.

Embora não faça parte do memorando, já há a intenção de expansão futura do Sistema Bondi, ligando o centro histórico de Nova Lima à Lagoa dos Ingleses, em uma extensão de 28 km dentro do território municipal.

Por Thiago Carvalho

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

 

Compartilhar esta notícia:


Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Redes sociais
Jornal Minas