31/mar

Juliana Sales solicita a inclusão de garis no grupo prioritário da vacinação em Nova Lima


Requerimento enviado ao Executivo pela vereadora de Nova Lima solicita a inclusão dos profissionais da limpeza e manutenção urbana no grupo prioritário da imunização contra a Covid-19

A vereadora de Nova Lima, Juliana Sales (Cidadania), apresentou nessa terça-feira (30) um requerimento ao plenário da Câmara Municipal solicitando ao Poder Executivo a inclusão dos profissionais de limpeza e manutenção de serviços urbanos no Plano Municipal de Contingência como grupo prioritário para vacinação em Nova Lima.

A medida, segundo a vereadora, visa garantir um cuidado com quem está na linha de frente da limpeza e manutenção urbana. “É importante a gente reconhecer que nos momentos mais severos da pandemia esses profissionais estavam cuidando da limpeza da nossa cidade, em contato direto com resíduos sólidos, materiais descartados e todo o lixo produzido, e assim aumentando o risco de seu próprio contágio. A vacinação prioritária para esse grupo é um cuidado a mais e um reconhecimento a esse trabalho essencial para a população”, justifica a vereadora.

De acordo com recentes decisões proferidas pelo STF, em especial na ADPF nº 770, na qual o Ministro Ricardo Lewandowski decidiu pelo “poder-dever” dos entes federados em tomar todas as medidas necessárias para auxiliar no enfrentamento da pandemia da Covid-19, a vereadora entende que Nova Lima pode e deve suplementar seu plano de vacinação às realidades locais, sem, entretanto, ir contra a competência da União. Juliana esclarece que Nova Lima tem se empenhado para a ampla imunização contra a Covid-19, mas que alguns ajustes são necessários: “entendo que apesar dos grandes esforços do governo municipal para a imunização em massa da população, o grupo da limpeza precisa estar contemplado como grupo prioritário”.

O requerimento da vereadora foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e agora seguem as articulações com o Governo. Juliana Sales já iniciou as tratativas com o prefeito de Nova Lima e com o Conselho Municipal de Saúde, que apoiam a iniciativa e o requerimento para a inclusão será levado para o Comitê de Combate à Covid.

Por Redação

JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis ​​e confiáveis ​​todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

Compartilhar esta notícia:


Comentários


Anúncio


Redes sociais
Jornal Minas