Ônibus da Saritur colide com ponto de ônibus no Centro de Nova Lima
Um ônibus da empresa Saritur colidiu com um ponto de ônibus na Rua Dr. Aníbal Moraes Quintão, no Centro de ...

Moradores, produtores e turistas comemoraram a novidade que foi anunciada esta semana pela Prefeitura de Sabará. A festa mais tradicional da histórica cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Festival de Jabuticaba, nesta 35ª edição, retomará com o público presencial e controlado nos finais de semana de 12 de novembro a 12 de dezembro. Além dele, o Festival da Banana, nos dias 6 e 7 de novembro, no Distrito de Ravena, também receberá os visitantes neste ano.
A jabuticaba, em Sabará, é chamada de ‘ouro negro’ e é considerada patrimônio imaterial do município. Devido à Pandemia do novo coronavírus, no ano passado, o Festival aconteceu totalmente online. Este é o evento mais aguardado do ano pelos produtores de derivados da fruta, rede hoteleira e restaurantes do município.
Segundo dados da secretaria municipal de Turismo, em anos anteriores à Pandemia, o evento gerava renda estimada em mais de R$ 5 milhões. Eram quatro dias de festival, realizado no Centro Histórico, com apresentações culturais para cerca de 130 mil pessoas que circulam no período.
Este ano, houve muitas mudanças para que o público pudesse retornar. O principal é que a entrada será controlada para que haja o distanciamento social. O turista terá que fazer a reserva de forma gratuita no site Sympla para apresentar o ingresso. A retirada dos ingressos começará a partir da semana que vem, quando a prefeitura divulgará amplamente, segundo o secretário de Cultura de Sabará, André Alves.

“Estes eventos são muito importantes para o calendário do município. Era nosso interesse que não passássemos dois anos sem realizá-los. Como a onda verde do Minas Consciente nos possibilita em realizar eventos com público em espaços abertos, nós conseguimos fazer versões menores do Festival da Jabuticaba e da Banana. São todos limitados com controle de público. Nós ampliamos o calendário do Festival da Jabuticaba em mais de um final de semana para diluir o público, até para a cidade não ficar super lotada”, pontuou André Alves sobre a necessidade de seguir todos os protocolos de biossegurança.
O Festival da Jabuticaba é uma festa que toda a cidade participa, mesmo de forma indireta. Mesmo fora do Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino, onde ocorrerá o Festival, todos os demais restaurantes e bistrôs da cidade, estarão oferecendo pratos típicos feitos com a fruta. Entre os produtos oferecidos pelos pequenos produtores, está mudas da jabuticabeira, licor, geleia, sorvete, vinhos, molhos, doces entre outros.
Por Redação
O JORNAL MINAS reforça seu compromisso com o profissionalismo, a qualidade e o jornalismo mineiro. Nossa redação fornece informações responsáveis e confiáveis todos os dias. Apoie a informação de qualidade, siga-nos pelas redes sociais – Facebook Instagram Twitter Whatsapp

ComentáriosAinda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário